O pote de ouro não está em produtos

jun 20, 2006   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  2 Comentários

Yotophoto.comHá uns 4 anos mais ou menos as operadoras de celular internacionais estavam dando glórias e palmas para o SMS (Short Message Service) que, como o principal Killer Application da época, estava enchendo o bolso das operadoras com seu baixo custo operacional e alta receita.

Naquela época o Brasil assistia tudo de longe.

Hoje as empresas brasileiras passam pela mesma situação, porque, afinal de contas, os celulares têm crescido significativamente em número no Brasil.

Na revista Veja desta semana saiu uma notícia de um toque de celular que é inaudível por pessoas mais velhas. Não demorou 3 dias, e hoje havia uma notícia de que a Telemig Celular está vendendo o ringtone para seus clientes.

Os toques para celulares estão se popularizando.

E ainda hoje descobri que a TIM vai ser investigada pelo PROCON porque a promoção “Tarifa Zero” é também uma promoção “Inscrição Zero”, porque ninguém consegue entrar.

Os clientes (dezenas de milhões) são aqueles que usam o SMS, compram ringtones, e consomem outros produtos de “valor agregado”, mas as empresas continuam, e isso já está começando a ficar piegas, ignorando os clientes e pensando no “potinho de ouro” dos produtos.

Fazer um blog é um bom começo.

Foto: Kalar Dasht Gold Cup – Arte Iraniana – 1100 a.C.

Um pequeno update. Achei o tal do ringtone para download aqui. Eu consegui escutar o zumbido (tenho 28 anos). Para quem não sabe, a partir de 29 anos a freqüência deste zumbido é tão alta que não é possível escutar nada. Intrigante.

2 Comentários

  • Realmente as empresas de móveis são um lixo neste país.
    O quisito Relacionamento com o Cliente é o que mais deixa rastros do incompetência.
    Estou puto da cara com a BrasilTelecom GSM, e o que eu consigo? Atendentes de telemarketing me chamando de senhor, só isso.

  • Menino eu tô ficando é velho mesmo…

Escreva um comentário