Dormir ajuda "resetar" o cérebro
É possível dormir menos e manter o ritmo de trabalho diariamente?
Recentemente li em alguma revista uma reportagem com presidentes de diversas empresas. A grande maioria dormia pouquíssimas horas por noite, chegando em até 4 horas por noite, mantendo a disposição para o trabalho no dia seguinte. Seria essa situação condicionável ao nosso corpo? É uma questão de treino?
Popularmente os cientistas afirmam que o nosso cérebro passa o dia aprendendo e que a noite ele continua trabalhando para fixar melhor o que foi absorvido durante o dia. A habilidade do cérebro de mudar conforme estímulos externos (chamada plasticidade) está no centro do aprendizado e foi o tema para uma pesquisa divulgada ontem.
Nela, os cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison anunciaram que o cérebro precisa, na verdade, de sono para descansar e ser capaz de continuar se transformando com as ligações sinápticas no dia seguinte. Em outras palavras, o cérebro cansa, e precisa descansar para trabalhar 100%, e isso pode se dar a qualquer momento durante o dia dependendo da carga de trabalho exigida.
Nosso corpo cansa, os músculos cansam, porque não a cabeça? Mas a pergunta que fica é: teria algumas pessoas a capacidade de descansar esses neurônios mais rápido que outras? Ou devem os executivos pensar seriamente em dormir um pouquinho mais pelo bem geral do seu corpo?
Rapaz eu preciso de 8 horas de sono, nem mais nem menos, sendo que eu não consigo dormir mais de 8 e se dormir menos que isso fico sonolento e irritado
Interessante essa pesquisa. Eu durmo aproximadamente de 5 a 6 horas por dia, mas 6 horas é o suficiente.
Será que durmo pouco? Será que poderia render mais se dormisse 8 horas como o amigo ABRAAO?
Não sei. Acho que farei um teste, o problema e conseguir dormir mais cedo.rs…
Sucesso a todos…
Para eu me sentir bem durante o dia eu tenho necessidade de dormir no mínimo 8 horas.
abraços