Quanto menos palavras melhor
O post anterior foi o post de número 400 e hoje está faltando um mês para esse blog completar 3 anos de vida. E está valendo a pena. Só para constar.
Li um artigo do Jacob Nielsen hoje que discutia a quantidade média de palavras que um visitante lê em um tempo de visita médio a um website. O sumário é que o visitante geralmente tem tempo para ler algo em torno de 20% das palavras antes de zarpar para outro lugar. Em outras palavras, não importa o quanto você vai escrever, os usuários só tem tempo para ler, em média, 20% do que você está escrevendo.
A outra face do estudo é que se seus posts, artigos ou webpage tem menos de 111 palavras, um visitante com tempo de visita médio conseguirá ler mais de 50% do seu conteúdo. Portanto menos é mais! O gráfico abaixo (extraído do estudo) mostra isso.
Escolha bem suas palavras e seja objetivo. (160 palavras – poucos chegarão até aqui)
Faça um blog somente com imagens e seja feliz
Imagina escrever algo com 110 palavras, deve estar ai o motivo do grande sucesso do Twitter.
O Jacob tem razão, na verdade, ele sempre tem razão…
FALOW !
Menos é Mais…
Então…
Acreditem, é verdade.
……
Eu cheguei!
Pra mim, quanto mais palavras melhor… mas sei que sou uma exceção…
Menos é mais… tem que ser compreendido em um contexto. Neste caso, ele se refere aos usuários de um tipo de site ( ex.: de varejo) e não para todos os sites, o que seria uma bobagem sem tamanho afirmar isto.
Oi Vinicius,
Se generalizamos todas as afirmações que escutamos sempre teremos pontos contra elas mesmas, já parou pra pensar nisso?
De qualquer forma, concordo com você, existem nichos dentro de nichos, e se um website é somente conhecido somente por fãs ou entusiastas daquele conteúdo, a estatística estará errada.
Porém quantas vezes um usuário médio não passeia pulando de site em site (não importando o conteúdo, mas contanto que tenhamos texto ao invés de somente figuras) sem realmente se fixar 100% num texto? Eu faço isso de montão.
Abraços