Imitação e satisfação no universo do consumismo
Terminei de ler Buyology na semana passada. Uma bela introdução ao mundo do neuromarketing misturados com momentos desnecessários onde o autor se gaba o melhor especialista em marcas do mundo e um dos pioneiros no assunto.
De qualquer forma, o que persiste ainda na minha cabeça é a explicação sobre a relação dos neurônios espelho e a dopamina com o nosso comportamento no momento da compra, e a frase defendida por alguns especialistas em neurociência: “São necessários apenas 2,5 segundos para decidir comprar um produto“.
Discorrendo rapidamente sobre os 3 temas:
- Neurônios espelho explicam porque quando alguem boceja na sua frente nós temos a tendência de abrir a boca ao mesmo tempo. Temos uma tendência natural de imitar o que vemos ou mesmo sentir sensações associadas com o que lemos ou imaginamos. Traduzindo para o momento da compra, isso conseguiria explicar porque queremos comprar um objeto que vemos em uma vitrine ou usado por uma celebridade que admiramos. No primeiro caso nós nos imaginamos possuidores daquele produto e literalmente experimentamos a sensação de tê-lo em nossas mãos. No caso da celebridade, a explicação é pura e simplesmente o fato de que queremos ser como ela, por isso compramos para conseguir “ser” como ela.
- A Dopamina liberada pelo cérebro no momento que decidimos comprar algo nos dá uma sensação de bem estar. Viciados nela, nossa tendência é sempre continuar comprando para obter mais desse prazer.
- Os 2,5 segundos estão entre os dois elementos acima. Se sentir como proprietário de um produto é rápido. Dentro desses 2,5 segundos a dopamina inunda nosso organismo. O lance é que se demoramos demais, o suficiente para pensar melhor, como descrevi em outro post, a dopamina é absorvida e a vontade passa porque o racionalismo impera. De compra instintiva passamos para a negação racional.
[...] Leia mais direto na fonte: http://www.serendipidade.com [...]
hahaha, gostei muito do post. Pior é que a gente faz realmente isso, só nao concordo na questão de ver o “famoso” com um produto e querer comprar, nao sou assim.
Mas muito legal mesmo. Gostei da foto…
Micael, http://inquietacoesdiarias.wordpress.com
Pessoal
Interessante e ando lendo sobre, mas como estudo o setor de eventos, acredito que pode ser aplicado tb no que faz uma pessoas ir num show, gritar numa platéia e etc????
Se souberem de algi relacionado, please contactem-me : libia@conceitolazer.com.br