Clipping :: A Voz da Cidade – Pelos poderes dos Blogs!

Pelos poderes dos Blogs!

15/09/2006

Você já parou para pensar o quanto um Blog tem poder?
Antigamente, eu não dava nada por um Blog, aliás, achava uma palhaçada, algo feito especialmente para desocupados! Mas há algum tempo minha idéia mudou.
Meses atrás, aconteceu um fato impressionante comigo, algo que influenciou para que meu ponto de vista mudasse a respeito de um Blog. Estava cortando o cabelo quando uma mulher que também estava cortando perguntou à cabeleireira: “Você sabe o que posso fazer para combater as pontas duplas do meu cabelo?”. A cabeleireira respondeu: “Sei sim! Postei em meu Blog semana passada uma técnica de tirar essas pontas duplas, pois isso é uma espécie de ‘micose’ do cabelo, que ocorre quando o cabelo está desidratado…”, e continuou explicando o porquê das pontas duplas!
Fiquei muito espantado. Ora essa, uma cabeleireira com um Blog voltado a um determinado assunto com a participação de interessados. Que idéia espetacular!
Até então nunca havia pensando no poder de um Blog corporativo, afinal, sempre acessava sites com assuntos pessoais, como Hoje consegui beijar aquele garoto!, e com comentários do tipo Nossa! Que legal! Passa lá no meu!.
O Blog é algo tão fácil de criar que, de certa forma, revolucionará (ainda não revolucionou, pois falta muito para que todos tenham esse ponto de vista) o mundo da informação, afinal, todos terão uma página para discutir algo com alguém, e, quem sabe, ajudar em decisões importantes dentro de uma empresa.
Quer falar com o presidente de sua empresa? Seria muito fácil abrir seu navegador e acessar o Blog dele, não acha?
Após isso comecei a ler sobre o assunto e descobri que se pode explorar muito de um Blog, como, por exemplo, Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems e o diretor-sênior do McDonald’s, Bob Langert, que criaram Blogs corporativos para ter a participação dos milhares de contribuintes. Os funcionários participam e deixam suas idéias diretamente aos responsáveis pela empresa, algo complicado para empresas do tamanho da SUN e McDonalds. Dentre essas grandes empresas muitas outras também usam o Blog como recurso de comunicação, como Nokia, CTBC Telecom, entre outras. Já pensaram o quanto isso pode ser útil?
Com essas minhas pesquisas, encontrei um livro voltado para o assunto intitulado Blog Corporativo, escrito por Fábio Cipriani. Acredita o autor que muitas empresas ainda não adotaram a eficiência dos Blogs pelo certo medo de que muitas informações estratégicas possam sair facilmente de dentro da empresa.
Isso deixa claro o quanto as novidades digitais podem nos ajudar de alguma forma, desde que saibamos aproveitar a oportunidade de maneira criativa e com um propósito, não para escrever como foi seu dia ou o que fará neste fim de semana.
O melhor de tudo é que encontramos diversos serviços de Blogs grátis, como Blogger (www.blogger.com), ClickBlog (www.clickblog.com.br), entre outros. Experimente!

Autor: Vinícius Luis
Fonte: A Voz da Cidade

< Voltar para ‘Imprensa’