Relacionamentos gerenciados pelo cliente

mai 6, 2006   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  1 Comentário

TrendWatching.comAno passado falamos aqui neste blog da nova “Geração C” de clientes que surgiu e está cada vez mais consolidada graças a Internet.

Basicamente, em vez de assistir um comercial e comprar, o cliente quer participar ou ajudar na criação do serviço ou do produto, para só depois comprar. Veja exemplo aqui.

As organizações focadas no cliente costumam seguir a linha do CRM (Customer Relationship Management) – Gestão de relacionamento com clientes – para se aproximarem das necessidades e desejos dos clientes.

Mas hoje, com a “Geração C” vindo cada vez mais forte no comando do mercado, podemos resgatar um conceito que surgiu mais ou menos em 2003, e que se chamava CMR (Customer-Managed Relationships) – Relacionamentos gerenciados pelo cliente. Não só falando em tecnologia, mas em conceito estratégico também.

Aí sim estaremos nos adequando ao novo mercado atual.

Dê as ferramentas e os “brinquedos” que os seus clientes precisam para se sentirem parte da sua empresa.

1 Comentário

  • Esse tipo de iniciativa só deve ser feita se a sua imagem junto ao público é excelente, ou então absolutamente desconhecida.

    Uma chancela da empresa a um material/comentário produzido pelo consumidor pode se transformar em um pesadelo de RP.

    Vide os filmes do Chevrolet Tahoe, produzidos via site do produto, só que ao invés de uma série de comerciais de carro bonitinhos, surgiram vários protestos contra os SUVs

    http://www.youtube.com/results?search=chevy%20tahoe&sort=title_sort

Escreva um comentário