Clipping :: Banco do Brasil – Entrevista
03/2009
Fabio Cipriani, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), é posgraduado em Economia e Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Università degli Studi di Torino, em Turim, na Itália. Atualmente, Cipriani é consultor empresarial na Deloitte, em Amsterdã, na Holanda. Além disso, é autor do livro Blog Corporativo (Editora Novatec, 2006) e escreve em página homônima e no Serendipidade, que aborda temas de marketing, negócios, criatividade, inovação e comportamento. Nesta entrevista, Cipriani, que também possui título de Master of Science in Wireless Systems pelo Politecnico di Torino, fala sobre o uso dessa ferramenta nas empresas.
O que é um blog corporativo?
Blog Corporativo é o uso da ferramenta blog pelas empresas. Ele é usado para estabelecer uma nova forma de se comunicar com o mercado ou mesmo com o público interno da companhia. A internet encurtou distâncias e formou consumidores mais exigentes, com maior poder de comparação e compartilhamento de opiniões. Esse novo tipo de cliente encontrou na web um meio de se comunicar facilmente. O blog é um canal de comunicação que pode canalizar essa ânsia de interatividade desse neocliente e estabelecer uma troca de informações entre empresa e consumidor de forma mais transparente e humana.
Por que manter um blog corporativo?
Muitas empresas adotam a ferramenta pensando no aumento das vendas. Porém, o blog não é um instrumento de e-business. É uma ferramenta de diálogo, cuja consequência do seu uso pode ser o aumento das vendas e da visibilidade da marca. O blog humaniza a empresa, apontando para alguém com quem o cliente pode conversar, trocar opiniões, reclamar ou elogiar. Por meio dele é possível estimular a satisfação dos consumidores. Esse é o principal motivo.
Como garantir o sucesso dessa página?
Para o blog crescer em popularidade, o público deve pressentir um possível retorno material, financeiro ou intelectual sendo transmitido de pessoa para pessoa e não de empresa para pessoa. Além disso, quem publica deve ter persistência, paixão por escrever e transmitir sua opinião com o intuito de oferecer informação útil para o público. Os leitores mais assíduos são aqueles que encontraram o blog em ferramentas de busca. Por isso, é a partir do primeiro contato que se começa a conquistar o público.
Dessa maneira, quais são os passos para a empresa iniciar o desenvolvimento de um blog?
Existem quatro passos importantes:
1) Conhecer a “blogosfera” antes de tudo. Ambiente-se com blogs e conteúdos que podem ser publicados, conheça os termos usados e estude as páginas que dão dicas sobre a sua área. Vale ainda olhar o blog do concorrente, comentar em outros que escrevam assuntos do seu interesse e fazer uma busca para saber quais páginas mencionam sua marca ou seu produto;
2) Escolha bem o blogueiro e o assunto a ser tratado no blog. Dependendo do tema, quem publica pode ser um profissional de relações públicas, alguma pessoa externa contratada e até mesmo o presidente da empresa. Sobre o conteúdo, quanto mais específico e fascinante for, melhor;
3) A criação do blog pode ser feita gratuitamente em páginas como o Blogger.com. Outra opção é hospedá-lo em um servidor próprio utilizando scripts que criam blogs automaticamente;
4) Postar, monitorar comentários, responder e conversar com público. Assim é possível ter um retorno a partir de 3 a 6 meses, dependendo da habilidade em gerar conversações.
Quais as diferenças entre o blog corporativo e o site da empresa?
O blog é uma ferramenta nova para um conceito antigo que uma simples página web não possui: conversações. Para aumentar o número de clientes que compram, mais do que possuir um produto ou serviço de qualidade, é preciso convencer as pessoas e estar aberto para interagir com elas. Essa necessidade de comunicação se tornou mais evidente com a internet, pois não há mais distâncias e tudo flui rapidamente. Diante disso, o blog abre uma nova possibilidade: alavancar oportunidades de negócios de maneira mais eficiente e com mais evidência. A estrutura do blog e sua atualização frequente permitem que ele sempre se posicione melhor que websites tradicionais em buscadores como o Google ou o Yahoo.
Cada vez mais os internautas buscam informações em redes sociais e blogs. De acordo com o Ibope/NetRatings, em dezembro de 2008, o acesso a blogs no Brasil cresceu 22% em comparação ao mesmo período de 2007. Como explicar esse aumento?
Um relacionamento é estabelecido por diálogo, reciprocidade e voz humana. Redes sociais e blogs não são vistos como websites, entidades sem vida e pensamento. São tidos como uma outra pessoa usando essa forma de comunicação para compartilhar conhecimento. A procura e uso desses tipos de website só aumentarão nos próximos anos.
Como aproveitar as opiniões dos leitores para melhorar o desempenho e a imagem da empresa?
Escutar o que o mercado está falando sobre a sua empresa não cabe apenas ao monitoramento dos comentários no seu blog corporativo. É preciso também estar atento também ao que se fala em redes sociais e outros blogs. Essa é a única forma de capturar idéias, sugestões e endereçar problemas para melhorar seus processos e estratégias de relacionamento com clientes.
Como lidar com os comentários negativos?
É natural uma empresa blogueira receber comentários contendo reclamações. A melhor forma de lidar com isso é responder publicamente da melhor forma possível. Quando escutamos argumentos contrários ao nosso estilo ou idéias, reagimos naturalmente contrapondo o que consideramos falso. Sou a favor da moderação de comentários devido a problemas de spam e internautas que adoram comentar em baixo calão.
Fonte: CL2G Comunicação