Clipping :: Diário do Povo – Blog invade as empresas

Blog invade as empresas

03/07/2008

Comunicação com o cliente

Ferramenta agiliza e torna os contatos mais humanos

Quando surgiram, os blogs não passavam de diários pessoais publicados na internet. Com o tempo, a ferramenta tornou-se famosa por ser muito utilizada por jornalistas para manifestarem opinião. Agora, são as pequenas e médias empresas que estão descobrindo as vantagens proporcionadas por este canal de comunicação virtual.

O consultor Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo, aponta que os empresários de menor porte são a maioria entre os usuários da ferramenta. “As pequenas e médias empresas são mais ágeis para implementar novidades e foram as grandes pioneiras na adoção dos blogs”, diz. Ele realizou um levantamento que indica que essas empresas respondem por 75% dos blogs corporativos no Brasil.

O consultor em comportamento e desenvolvimento organizacional Paulo Lot Júnior também considera que as empresas estão aprendendo a lidar com os blogs. “Trata-se de uma maneira simples, rápida e efetiva de se comunicar com o público. É um caminho que permite o contato direto com o consumidor, sem intermediários”, afirma.

Ele avalia que, em alguns ramos, a ferramenta é ainda mais interessante, como no caso de prestadoras de serviço. “São empresas que têm um contato cotidiano e de caráter mais pessoal com o cliente. O blog é mais pessoal que um website e é mais indicado para esses casos, por ser mais direto, fidedigno e permitir uma proximidade maior”, disse

O próprio consultor manteve um blog por quase dois meses no ano passado. O objetivo era criar mais um canal de divulgação do trabalho, mas ele desistiu da ferramenta por causa da falta de tempo para administrá-la. “Foi uma experiência bastante interessante, mas infelizmente durou por pouco tempo. Estava com outros projetos em andamento e não tive disponibilidade para dedicar ao blog como é necessário”, conta.

COMUNICAÇÃO. A proprietária do Clube Kraft, Eliana Iwasa, criou, há seis meses o blog da casa noturna, lançado junto com o novo website do estabelecimento. A ferramenta é basicamente utilizada para divulgar novidades e atrações do clube. “Nós estamos percebendo que nos últimos anos a comunicação é muito mais efetiva pelo meio virtual do que pelos flyers, por exemplo. Além disso, o blog permite um retorno do público por meio de comentários, o que é muito interessante para a gente”, ressalta.

Imobiliária vai entrar na onda

De olho nesse canal de comunicação, a imobiliária Provectum Imóveis planeja lançar no próximo mês um blog corporativo. O espaço, que contará com um funcionário exclusivamente dedicado a elaborar o conteúdo, deverá servir, principalmente, como meio de comunicação interna, voltada aos funcionários. “O blog irá dar liberdade para que eles manifestem suas opiniões, além de ser um bom veículo para divulgar atividades extra-imóveis, como os eventos beneficentes que realizamos”, promete o diretor da imobiliária, Luiz Bueno.

MUNDO CORPORATIVO

Pequenas e médias são maioria

81 É a quantidade de blogs de pequenas e médias empresas no País

27 É o número de blogs de grandes corporações no Brasil

Autor: Renan Magalhães
Fonte: Diário do Povo

< Voltar para ‘Imprensa’