Clipping :: Revista Info Exame – Blog vai ao trabalho

O Blog vai ao trabalho

10/06/2006

Cada vez mais empresas se rendem ao poder de comunicação da blogsfera.

Quer falar com o presidente da empresa em que você trabalha? Abra o browser e acesse o blog dele. No HSBC Brasil esse recurso virou uma possibilidade para os 28 mil funcionários do banco no mês de abril. Foi quando estreou na intranet o Blog do CEO, comandado pelo paulista Emilson Alonso, de 51 anos. Logo no primeiro post publicado por ele, dando as boas vindas à equipe. foram postados 397 comentários. Até o início de junho, somaram-se 1.861.

O HSBC é um dos exemplos de como as empresas estão usando os blogs para se comunicar com funcionários e clientes. Essa veia corporativa é impulsionada pelos números pujantes dos blogs entre internautas em geral. Existem hoje no mundo 49.5 milhões de blogs nas contas do Technorati, site especializado no tema. Por dia. São publicados mais de 1.2 milhão de posts. Nas empresas. os números ainda são bem mais modestos. Em junho, o wiki americano TheNewPR contabilizava 246 blogs de CEOs e 119 organizações que mantêm blogs em suas intranets. Mas boa parte do barulho vem de páginas abertas a qualquer um. Algumas viraram clássicas. É o caso do FastLane. que reúne executivos da GM do porte do americano Bob Lutz. vice-presidente executivo. Ele fala, entre outros temas, sobre as inovações nos automóveis da companhia. Outro exemplo é Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems, que freqüentemente abre espaço para discussões sobre software livre em sua página.

Um termômetro de como as grandes empresas no Brasil estão usando os blogs é o ranking “As 100 Empresas Mais Ligadas”, publicado pela INFO em abril. Das 100 companhias, pelo menos dez já usam os blogs como recurso de comunicação. São nomes como Nokia, CTBC Telecom e Bunge Fertilizantes. “A velocidade de adoção entre as grandes empresas não é tão grande porque ainda existe um certo temor de que informações estratégicas possam vazar pelos blogs”, afirma Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo.

Posts sem censura?

Os clientes não costumam ter travas na hora de criticar produtos e serviços de uma empresa na internet. Mas será que o mesmo acontece com os empregados? “O Blog do CEO virou um fórum. O funcionário pode dizer o que quiser, desde que se identifique”, afirma o CEO Emilson Alonso. Uma equipe retira do ar comentários que tragam palavras chulas ou conteúdo comercial.

A idéia do blog surgiu quando Alonso se cadastrou no Orkut e viu que havia várias comunidades sobre o banco. Além disso, os funcionários começaram a deixar scraps em seu perfil pessoal abordando questões da empresa. “Não era um ambiente ideal para tratar assuntos estratégicos”, diz. A ferramenta do blog foi desenvolvida internamente em Java e usa o banco de dados Oracle. Segundo Alonso, não há planos para a criação de um blog externo do HSBC.

O SMS dá o aviso

Uma das empresas que aderiram aos blogs externos foi a LocaWeb, especializada em hospedagem de sites e data center. No ar desde fevereiro deste ano, o http://blog.locaweb.com.br traz desde dicas sobre a tecnologia Ajax a discussões sobre os serviços da empresa e suporte. “Antes do blog recebíamos 100 sugestões de clientes por semana. Agora. o número pulou para 250″, afirma Cristian Gallegos, gerente de marketing e um dos administradores do site. Os 350 funcionários da LocaWeb também estão habilitados a publicar artigos, mas os textos são submetidos à “aprovação” da área de marketing. A LocaWeb utiliza em seu blog a plataforma livre WordPress e oferece uma versão customizada do software a seus clientes – são 75 mil endereços hospedados nos servidores da empresa.

Como em alguns casos não dá para deixar o cliente esperando por uma resposta no blog, algumas empresas criaram uma estrutura para serem avisadas sobre novos posts por SMS, no celular. É o caso da construtora Tecnisa. Ainda na fase beta, o www.blogtecnisa.com.br estreou no fim de maio e fala sobre os empreendimentos imobiliários e assuntos do dia-a-dia da empresa. Mas o SMS não tem trabalhado muito ultimamente. Em um mês, foram postados no site apenas 14 comentários, distribuídos dos por dez artigos.

Dicas para blogueiros

O livro Blog Corporativo, do consultor Fábio Cipriani, dá dicas de como as empresas podem aproveitar a onda dos blogs. Veja o que o autor disse à INFO:

INFO – Que tipo de empresa tem aderido mais aos blogs?

CIPRIANI – Em geral, as pequenas e médias. Elas não possuem uma estrutura tão hierarquizada. Algumas grandes empresas ainda temem dar a cara a bater nos blogs ou que dados estratégicos vazem.

Esse medo de se expor faz sentido?

Não, é uma questão cultural. As empresas devem entender que os blogs são uma forma de aumentar a transparência. Mas é preciso ter agilidade para responder aos posts. Ou o blog perderá o interesse.

Galeria de blogs

Bob Lutz, vp executivo da General Motors

http://fastlane.gmblogs.com

No ar há um ano, é uma fonte para conhecer inovações da GM.

Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems

http://blogs.sun.com/jonathan

Foi um dos pioneiros entre CEOs a adotar um blog, há dois anos.

Bob Langert, diretor-sênior do McDonald’s

http://csr.blogs.mcdonalds.com

O endereço mostra ações de responsabilidade social.

Bob Sutor, vp da IBM
www.sutor.com/newsite/blog-open
Sutor é um dos evangelizadores de software livre da Big Blue.

Autor: Danilo Gregório
Fonte: Info Exame

< Voltar para ‘Imprensa’