Medindo a performance e saindo na frente

fev 24, 2006   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  6 Comentários

Na última vez que falamos de Benchmarking aqui, estávamos explicando o que era o termo e destacando alguns conceitos.

Recebi alguns e-mails pedindo mais detalhes sobre o assunto. Alguns pediam um roteiro ou metodologia de emprego de um estudo desses, e outros perguntavam sobre maneiras de se obter informação de outras empresas.

Na verdade o Benchmark é somente o “Marco de Referência”. Podem ser números ou atividades que queremos confrontar com nossos resultados ou operações. Pegamos nossos indicadores principais (KPIs) e nossas atividades atuais e comparamos o que o mercado produz dando subsídio para decisões e planejamentos estratégicos. A figura abaixo mostra a metodologia passo-a-passo de uma implementação do estudo de benchmarking.

(c) serendipidade.com

A busca por informações não é um processo simples, mas com a internet ficou mais fácil acessar informações de empresas, e este é seguramente o ponto de partida. Depois temos visitas, pesquisas com clientes, entrevistas, acesso a dados normativos ou reguladores de um negócio específico, etc.

Em se falando de medir performance do seu negócio, só a comparação com o mundo externo em uma tabela de indicadores importantes não basta, é necessário fazer acontecer suas operações internas, para isso temos o Balanced Scorecard e outras ferramentas.

Indo mais além, o benchmark reflete um resultado já obtido no presente, é importante olhar o futuro também, como diz o guru de negócios Tom Peters: “Não faça benchmarking, faça futuremarking”.

6 Comentários

  • Muito obrigada. Estou consultando os sites que foram indicados.
    Juciema

  • Seu excelente blog vai para meus links. Grande abraço.

  • Toda estrategia voltada a pesquisa ebem desenvolvida,com base de dados faz automaticamente aparacer o benchmarking, ótimo texto!

  • Estou entrando neste meio agora e gostaria de saber se exitem diferenças entre
    benchmarking e benchmarketing e quais são.
    Obrigado!

  • Estou em busca da diferença entre Benchmarking e benchmarketing;

    Grata

  • Olâ,

    Estou pesquisando sobre o tema Benchmarking, pois preciso apresentar um seminario na faculdade sobre este assunto, você tem algum material disponivel ou alguma referência onde posso pesquisar.

    Grato.

    Roberto Lisboa
    robertlisboa@ig.com.br

Escreva um comentário