Clipping :: Revista CIO – O líder de TI vai ser desafiado pela web 2.0, alerta especialista

O líder de TI vai ser desafiado pela web 2.0, alerta especialista

17/04/2009

Para Fabio Cipriani, consultor-sênior da Deloitte e autor do livro “Blog Corporativo”, os CIOs devem dominar as mídias sociais. Tal conhecimento poderá ser usado em ações corporativas ou mesmo para networking pessoal. Não importa quem é a área responsável pelo projeto, no momento do desenvolvimento e implementação de uma rede social, o CIO será chamado para dar consultoria ao projeto e, nessa ocasião, deverá dominar o assunto e conhecer as ferramentas.” Assim, Fabio Cipriani, consultor sênior da Deloitte para o setor de TMT (tecnologia, mídia e telecomunicação) e autor do livro “Blog Corporativo”, classifica a participação dos líderes de TI nas iniciativas empresariais de colaboração.

Por isso, segundo o especialista, mesmo que a área específica do CIO não pretenda adotar projetos de web 2.0, o executivo deve ter os conhecimentos necessários para gerenciar esse modelo de aplicação. “Esse conhecimento, no entanto, só é conseguido por meio da experiência real de utilização das ferramentas colaborativas”, afirma Cipriani.

Ele explica que, para tanto, os líderes de TI devem criar perfis pessoais em redes como o Twitter, Facebook e LinkedIn. Além disso, precisam acessar e participar de discussões em blogs, fóruns e comunidades. “Tudo isso é necessário para que o gestor entre realmente no mundo das mídias sociais e consiga adaptá-las ao negócio”, diz o consultor.

Essas tarefas, contudo, devem ser gerenciadas fora do ambiente de trabalho, uma vez que podem ser ótimas ferramentas para o desenvolvimento de networking profissional e criação de novas oportunidades e desafios na carreira.

Fonte: Revista CIO

< Voltar para ‘Imprensa’