Blogs corporativos no Brasil

jan 25, 2006   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  5 Comentários

(c) Yotophoto.comRecebi recentemente um contato de uma reporter da Revista Exame, que está fazendo uma pesquisa sobre blogs corporativos para uma matéria a ser publicada em breve.

Conforme eu disse neste post anterior, a idéia do que é um blog ainda está amadurecendo no país, e exemplos tupiniquins de blogs corporativos são raros de se encontrar.

Arriscaria dizer que nenhuma grande empresa nacional, ou multinacional presente no país se ocupou dessa novidade em franco crescimento no exterior, principalmente nos Estados Unidos. E é difícil negar que o blog possa agir como um canal de comunicação interativo com o cliente, o seu crescimento é um fato real, bem como o número de pessoas que passam a acessar a Internet dia após dia.

Exemplos nacionais seguem atualmente um nicho muito específico: o micro-empreededorismo, que por sua vez é dividido em duas categorias distintas. São os empreendedores virtuais (especificamente os web 2.0), e pequenas empresas autônomas.

No primeiro subgrupo, temos o exemplo da Camiseteria, e no segundo temos alguns blogs de autores de livros ou palestrantes, blogs jornalísticos dentro ou fora de um veículo de comunicação, e por fim, este blog famoso de um negócio muito antigo, que no fundo não deixa de ser um “blog corporativo”…

5 Comentários

  • Oi Fabio

    Acredito que as empresas ainda vejam o blog como uma mídia de uso exclusivo para conteúdo pessoal e informal.

    Espero que após a matéria da Exame com você as coisas comecem a mudar.

    Abraços

  • Cipri, vc está demais! A Camisetaria é sensacional. Parabéns ao Fábio Seixas, exemplo de jovem empreendedor brasileiro q vai à luta.

    Quando as empresas se conscientizarem do poder dos blogs, vai haver um grande boom à impactar o mercado. Até lá, podemos tirar muito proveito desse maravilhoso nicho, afinal, como vc mesmo diz, depois da primeira idéia q deu certo, as outras serão apenas, as outras – dando certo ou não.

    Quanto ao blog da Raquel (Bruna), ela (ou quem quer que esteja por trás dela), sabe q tem poder, mesmo sem ter a consciência real disso. E já começou a usá-lo abrindo espaço para outras pessoas postarem seus contos por lá. Não me surpreenderia se ela começasse a vender ou promover esse espaço com outras surfistinhas, coisa q ela mesma mencionou e não descartou.

    O Business Opportunities Weblog Brasil é parte de uma corporação de blogs internacionais – somos em 6 – e, faltando com a modéstia, mas confiando no marketing pessoal,sua amiguinha convencida aqui é a única mulher e brasileira a integrar a rede por enquanto. É ou não pra ficar contente??? :)

    Super bj!

  • Cipriani, posso falar com conhecimento de causa.

    O Blog do Camiseteria é hoje parte fundamental da nossa estretégia de marketing e comunicação.

    Muito mais do que um canal de divulgação de noivdades, o blog corporativo pode e deve ser utilizado com um canal de comunicação bi-lateral, onde o cliente também tem voz. Isso torna o relacionamento mais comunitário entre a empresa e os demais cliente, criando assim uma comunidade ativa em torno da marca/produto/serviço.

    O problema é que as empresas (principalmente as tradicionais e caretas) vêem o blog como uma ameaça. Um lugar onde pode ser dito coisas que a concorrência não deveria ouvir ou clientes falando algo que, na opnião deles, outros clientes não deveriam ter conhecimento.

    A empresa que tem segurança e confiança de que faz um bom trabalho e um bom produto/serviço, tem no blog corporativo uma grande oportunidade e não uma grande ameaça.

    Se a Telemar por exemplo criar um blog corporativo onde o cliente tem voz, certamente o blog será mais negativo que possitivo, mas só por culta da própria empresa.

    O blog corporativo enaltece as características da empresa, sejam elas boas ou ruins.

    E, Cris, obrigado pelos elogios!

    Fabio Seixas

  • Blogs corporativos no Brasil. E no mundo.
    Fabio Cipriani do Serendipidade puxou o assunto e eu vou dar continuidade. Blogs corporativos no Brasil. E no mundo. A blogosfera brasileira ainda vive a idéia de que blog é sinônimo de diário pessoal. Além de ser sinônimo de diário…

  • InterKulturas?

Escreva um comentário