Posso pegar seu lugar?

fev 9, 2006   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  1 Comentário

(c) yotophoto.comIntrigante.

Quem chega primeiro leva.

A frase acima é tão básica e incorporada no nosso dia-a-dia, que nem pensamos nela como uma convenção estipulada e um padrão comportamental.

Na década de 80, o cientista social Stanley Milgram levou seus alunos de graduação para uma pesquisa em campo. No metrô de Nova Iorque, Milgram fez com que eles pedissem de maneira cortês aos passageiros sentados, que lhes dessem o lugar.

Surpreendentemente metade das pessoas deram seus lugares, mesmo sem uma razão justificável.

A pior parte não foi conseguir os lugares, mas sim obter a coragem necessária para pedir o lugar. Isso fazia com que os estudantes se sentissem embaraçados, angustiados e tensos.

A norma do “quem chegar primeiro leva” já está em nossas regras de relacionamento, é necessário um grande esforço para violá-la. Esse estudo mostrou o quanto essas regras nos salvam do caos.

1 Comentário

  • Olá Fabio.

    Interessante esta pesquisa.

    Lembrei-me de uma reflexão histórica que eu fiz certa vez. Bem antigamente as relações sexuais entre homens eram comuns (explicitado no filme Alexandre), mas este comportamento só foi mudar na idade média até essa prática se tornar completamente absurda. E hoje em dia as coisas estão mudando e o mercado gay movimenta muito dinheiro.

    Ih, desviei muito o assunto. :)

    Abraços

Escreva um comentário