A queda do "networking"…

mai 31, 2006   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  5 Comentários

Serendipidade.com… e a chegada de sérios problemas para as empresas brasileiras.

Todos sabemos a importância que existe em uma boa base de contatos, e principalmente das propriedades de conhecimento e inteligência que um bom “networking” pode proporcionar na nossa vida profissional. Se tenho uma dúvida no trabalho, e conheço alguém que pode me ajudar, basta acioná-lo para tentar solucionar o problema.

É essencial.

Em consultoria, o compartilhamento de conhecimento por meio do fácil acesso às fontes de informação é crucial para a sobrevivência do negócio.

Por outro lado…

… temos nas empresas brasileiras uma onda que se opõe a esse tesouro interpessoal. Os departamentos de TI juntamente com as lideranças da empresa estão cortando o acesso a conteúdos de comunidade como o Orkut, o MSN Messenger, Skype, e até mesmo a blogs.

Isso está isolando nossos profissionais e dificultando o processo de solução de problemas do dia-a-dia das operações. Inclusive dentro das próprias empresas que, cortando esses serviços, muitas vezes isolam as próprias equipes e departamentos internos.

As empresas precisam balancear os benefícios dessas ferramentas comunitárias com os abusos (e o brasileiro abusa pra caramba) no uso das mesmas.

É algo para se pensar e discutir.

5 Comentários

  • As empresas, muitas vezes, se obrigam a fazer isso, pois seus funcionarios acabam abusando da utilizacao disso para find nao profissionais. Dai quem usa para melhorar o trabalho, acaba “pagando”.

  • Eu dei consultoria numa empresa que bloqueava qualquer coisa abaixo do domínio blogspot.com, o que os impedia de participar inclusive de blogs técnicos sobre assuntos que os interessavam. Em outra empresa, webmail em geral era bloqueado, e em outro cliente, onde eu trocava idéias com os desenvolvedores via MSN, mudamos para o Skype depois que o MSN foi bloqueado, depois para o GMail (que ainda não foi). Mas parece que quem toma essas decisões só vê o serviço como fonte de abusos e não usa ou não conhece o uso mais amplo que se faz dos serviços dentro da empresa.

  • Olá, trabalhei por quase 2 anos na AgênciaClick, acho importante frisar isso pois é a maior agencia de internet do Brasil, e memso assim eles ainda tem um politica de evasão proxima das ditaduras militares, acreditam que se vc não usa MSN vc se distrai menos, trabalha mais e td fica ok… burrice!
    São tão limitados que eles não tem nem conhecimento de como bloquear isso, ai ficava td mundo burlando a segurança da rede deles (feita por meia duzia de estagiarios q pensavam ser grandes tecnicos)

    Eles são tão cara de pau que o vice-presidente ainda tem a coragem de dar palestras por ai falando sobre a importancia dos blogs e bla bla bla… mas todo dominio .blogspot era barrado…. quem paga por isso são eles mesmos… assim como eu grande parte da equipe cansou dessa palhaçada e saiu fora…

  • É uma pena muita gente não ver o poder dessas ferramentas…
    Mas de qualquer jeito dá pra burlar isso com o proxy4free ou com o meebo.

  • Concordo com vcs. Algumas empresas já estão aprendendo bloquear os CGI-proxies e os “tunnels” por meio de proxies e programas específicos.

    Mas o ponto é válido. É necessário uma análise mais apurada do assunto.

Escreva um comentário