Mini-Microsoft
… este é o nome de um blog pessoal de um funcionário da Microsoft que continua anônimo na rede e dentro da própria empresa. Ele existe desde 2004.
Segundo a Wikipedia, este blog possui créditos de ser realmente de um funcionário da empresa, pois já passou informações verdadeiras sobre mudanças internas ao longo deste ano.
Mais do que nunca, isso é uma prova evidente de que seus funcionários possuem blogs e podem estar falando, elogiando ou reclamando da sua empresa na rede, e mesmo divulgando dados relevantes.
Não é para se assustar, toda empresa deve estabelecer uma política de uso para blogs e deixar seus funcionários conscientes das conseqüências de postar informações confidenciais em seus próprios blogs. Mesmo empresas que nem pensam em construir seu próprio blog.
Valeu Vinicius!
Creio que esta não é somente uma tendência em empresas privadas. Na Polícia Militar do Rio de Janeiro, em poucos meses surgiram vários blogs de integrantes da Corporação. É o que eu tenho chamado de “blogosfera policial” ou “blogosfera da segurança pública”. Além do “Diário de um PM”, temos o “Utopia em Segurança Pública”, o “Choque de Cidadania”, o “Segurança Pública – Idéias e Ações”, o “Emir Larangeira”, o “Falando de Polícia” , o “Alvo da Chibata”, o “Projeto 200 anos”, e o “Wanderby Medeiros”. Sendo os três últimos bastante polêmicos. O blog Projeto 200 anos é anônimo e foi alvo de investigação dentro da própria PMERJ, assim como o blog Wanderby Medeiros.
Infelizmente a PMERJ ainda não tem uma política para uso de blogs, mas acho que isso está para mudar.
Ah, os links dos blogs estão no http://www.diariodeumpm.net
Outros links:
PMs abrem o verbo (Comunidade segura)
As vozes da PM (Front do Rio)