Conseqüências inesperadas

ago 7, 2007   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  2 Comentários

vtgorillacar.jpgA lei das conseqüências inesperadas defende que as ações tomadas pelas pessoas ou governo sempre causam efeitos inesperados ou acidentais (pro bem ou pro mal). A wikipedia classifica três tipos de conseqüências inesperadas:

- a que gera benefício positivo inesperado, ou serendipidade;
- a que gera uma fonte de problemas (pode ser ligada à lei de Murphy);
- a que gera um efeito negativo ou oposto ao esperado.

A mão invisível do Adam Smith pode ser descrita como uma conseqüência inesperada positiva. Uma negativa poderia ser o caso do vídeo da Cicarelli. Ao tentar retirar e censurá-lo na internet o vídeo se espalhou de forma ainda mais rápida, ampla e viral. O termo para esse caso específico é denominado Streisand effect.

Para uma fonte de problemas eu fiz uma analogia entre um caso real antigo e um recente.

O caso antigo é o do estado de Vermont nos Estados Unidos. Em 1968 seus governantes proibiram outdoors nas estradas pois eles prejudicavam a vista dos passantes e impedia-os de ver as paisagens naturais. Conseqüentemente, os comerciantes começaram a construir esculturas bizarras gigantes para fazer a sua propaganda.

O caso recente é o da prefeitura de São Paulo, que ao sancionar a lei Cidade Limpa despoluiu o visual e a quantidade de informação, mas revelou fachadas imundas e feias.

2 Comentários

  • Olá, Fabio.
    Ok, já faz um ano que vc comentou no meu blog e eu não tinha visto o seu comentário…só fui ver hoje, ao fuçar meus posts velhos.
    Geralmente eu não sou assim…geralmente eu agradeço cada comentário no meu blog. Eu me importo com as pessoas que deixam recadinhos lá porque elas se importaram em ler as coisas insanas (ou não) que eu escrevo.
    Comunque, grazie della visita…
    Sono in ritardo, è vero.
    Ma maglio tardi che mai, no?
    Saluto!

  • Olá!

    Bastante interessante o post. Lendo, lembrei-me de um caso bastante cabível: a proibição do cigarro em pubs britânicos revelou o verdadeiro odor que havia por trás destes, como cerveja velha, suor, e até mesmo flatulências.

    Abraços!

Escreva um comentário