Edição revisada e ampliada? Sugestões?

fev 25, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  17 Comentários

O estoque do meu livro está quase no fim e a editora me contatou para saber se gostaria de lançar uma 2a. edição atualizada e ampliada. Queria consultar vocês sobre o tema. Devo fazer uma 2a. edição?

Muito do que seriam “atualizações” do livro já está presente aqui no blog, esse era o propósito dele. Não sei, portanto, qual o real valor que eu estaria criando ao re-lançar o livro. Além disso, estou trabalhando em meu novo livro, e tenho receio de demorar demais com isso.

Se a resposta for afirmativa, que temas vocês gostariam que fossem abordados para deixá-lo mais completo?

Algumas idéias:

  • Como vender a idéia de se ter um blog para sua empresa;
  • Mais estudos de caso talvez abordando retornos financeiros ou benefícios tangíveis (esse aqui pode tomar algum tempo e precisa da cooperação de empresas);
  • Comparação com outras novas mídias como Twitter ou outras aplicaçoes 2.0;
  • …???

Agradeço todo e qualquer apoio, crítica, sugestão ou participação.

17 Comentários

  • Fábio, a grande pergunta é: como vender a idéia de se ter um blog para sua empresa? Você poderia adiantar a orientação por aqui (rs)…

    • Sim… sei que estou devendo essa pra vcs. Devo e não nego, pagarei quando puder!

  • Olá, Fabio!
    Comprei e li o seu livro no mês passado como referência na disciplina de “Comunicação On-line” no meu curso de pós-graduação. Hoje, estou relendo alguns trechos.
    Gostaria muito de ver uma versão atualizada do livro. O primeiro tópico “Como vender a idéia de se ter um blog para sua empresa” é excelente. Moro em Joinville (SC) e o empresariado daqui ainda resiste às novidades, uma contradição para a cidade que tem um perfil empreendedor e a maior concentração de indústrias do sul do país.
    Além de querer ver uma atualização e ampliação, gostaria de uma dica antecipada.

    Toda vez que defendo o uso de blogs corporativos, me deparo com os pessimistas que dizem que a “idéia” nunca vai vender. Como convencer, além das informações contidas no seu livro, que o uso dos blogs pode ser sim uma ferramenta de diferenciação no mercado empresarial?

    Bom trabalho na próxima edição. Espero vê-la logo nas livrarias!
    Parabéns pelo trabalho e pelo blog!
    Karine Kavilhuka
    Jornalista

    • Karine,

      Pessimistas são muito racionais. Racionalidade pede análises quantitativas pois são fáceis de se interpretar.

      Que tal se vc mostrar a eles que os blogs se posicionam fortemente em ferramentas de busca (leia-se Google) e aumenta o número de visitantes? Isso é algo concreto.

      O exemplo do meu livro pode ser um. O das vassouras PET. Mostre a eles a quantidade de comentários neste post e veja quase todos eles nem ocorreram porque as pessoas, de fato, leram o post, eles ocorreram porque os próprios comentários estão atraindo mais e mais visitantes.

      Só uma idéia.

  • Fábio,

    Acho bacana sim, por que como o avanço desta tecnologia é muito grande, é sempre bacana dar uma revisada.

    Abraços,

    Silvio

  • Acho que a comparação com outras tecnologias da web 2.0 seria bem-vinda. Empresas já usam o Twitter para pequenos anuncios? E os sistemas de Wikki? Será que existem empresas usando wikkis permitindo que seus clientes o aualizem?

    Conhecer casos de sucesso e também de fracasso (aprender com as falhas é algo importante) é bem interessante para um edição ampliada do livro Blogs Corporativos.

    O meu livro foi roubado por um ex-chefe meu que se mudou pra São Paulo. A nova edição seria uma boa desculpa para comprar o livro. :)

    • Obrigado pela sugestão. Aguarde a nova edição se for comprar outro! E avise seu ex-chefe que o dele está defasado… hehehe

      Valeu

  • Fábio, sou seu aliado na propagação da importância dos blogs corporativos. Apóio a idéia de uma nova versão. Gostaria de ver mais estudos de caso e entrevistas com blogueiros que pudessem relatar os resultados obtidos após a criação dos blogs e as ações que foram decisivas para aumentar sua vantagem competitiva.

  • Uma idéia seria colocar um documento que seria um modelo detalhado do projeto de blog corporativo, para fins de apresentação à diretoria.

  • Boa tarde, Fábio!

    Estou lendo o seu livro “Blog Corporativo”; o que despertou o meu interesse em fazer um blog sobre marketing esportivo. Gostaria de contar com um comentário seu a respeito do conteúdo que estou começando a implantar no blog. Seria um prazer receber a sua visita em http://www.marketing.esportivo.zip.net.
    Aceito sugestões para melhorar o blog, pois comecei hoje a escrever. Quando eu terminar de ler o seu livro, voltarei a fazer contato para dar a minha opinião.

    Abraços…

  • Olá Fábio!

    Mais uma vez gostartia de ressaltar a importância do seu livro “Blog Corporativo”, para a comunidade de blogueiros. Adorei as diversas explicações sobre um blog corporativo e aprendi a utilizar esta ferramenta. Creio que este livro ainda será mais conhecido do que já é, à medida em que cresce a quantidade de blogueiros. E obrigado pelo seu comentário no meu blog!

    Abraços…

    • André,

      Obrigado peloas elogios e pelo apoio. Continue participando da comunidade.

      Abraços

  • Apoio a idéia de uma nova edição do livro.

    Tenho percebido que existem muitas empresas que querem fazer um blog, mas não sabem o caminho das pedras.

    Um exemplo de plano de ação é uma boa idéia.

    Abraços

  • Fábio,

    Sugiro também que você comente a ligação entre blogs e podcasts. Grande parte dos podcasts possuem um blog relacionado (ou vice versa).

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraços,

    • Obrigado pela sugestão. Bastante interessante, vou colocar algo a respeito.

      Abraços.

  • Olá Fábio…

    Após a leitura do seu livro “Blog Corporativo”, a minha página sobre marketing esportivo deu um salto de qualidade. Eu ainda tenho uma certa resistência a escrever de forma informal, enquanto o pessoal que participa do meu blog consegue fazer isso naturalmente. Fica até engraçado os comentários deles e, logo depois, as minhas respostas. Hehehehehehehehe…

    Abraços…

  • Olá Fábio…

    Gostaria de saber se você já pensa em escrever um novo livro sobre os aplicativos atuais dos blogs. Gostei muito do livro do Blog Corporativo, e a tendência é haver novas pesquisas a respeito dos blogs, em prol da Comunicação On Line.

    Abraços…

Escreva um comentário