Organizar

dez 20, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  Nenhum comentário

(c) yotophoto.comUma característica humana é a busca por padrões ordenados ou que combinem com a nossa lógica de raciocínio ou imagens familiares. Outra interessante, e que se relaciona com a primeira, é a busca sem fim por manter tudo organizado. Buscamos sentido nas coisas que aprendemos.

Vivemos em uma realidade aparentemente contrária a organização. A expansão do universo acompanhada de colisões parece desorganizada. A energia total do Universo tende a se tornar cada vez mais desordenada, o que chamamos de aumento na entropia. Na termodinâmica vista atômicamente, a vibração e movimentação das partículas ficam desordenadas e aumentam com a temperatura. As empresas estão constantemente buscando melhorar seus processos operacionais e organizar melhor diversos aspectos internos, mas à medida que uma empresa prospera e aumenta o número de funcionários, a desorganização é inevitavelmente maior.

Vivemos lutando para alinhar nossas vidas harmoniosamente com nossas idéias.

Na busca pela ordem surgiram fórmulas ou conceitos que partiram da cabeça do homem: A Teoria do Caos tenta explicar e ordenar os eventos aleatórios olhando padrões, diversas fórmulas matemáticas descrevem movimentos e outros eventos, e para organizar a empresa surgiram especialistas e metodologias administrativas que se renovam.

Organizar gera receitas, organizar é ganhar dinheiro. Trabalho é organização e organização demanda trabalho.

O mundo foi feito bagunçado e intrigante para que nós possamos passar nossas vidas aqui, montando quebra-cabeças à nossa maneira.

Divertido pensar que as grandes empresas que quase sempre possuem algum tipo de problema interno são muito comumente chamadas de “Organizações”.

Escreva um comentário