Benchmarketing?

fev 3, 2006   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  4 Comentários

(c) yotophoto.comEm uma reunião de negócios ouvi alguém falar “Benchmarketing”. Uma pena os funcionários de empresas (mesmos as grandes) saberem o contexto correto no uso do termo e não saberem o seu nome.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

O termo acima (o verdadeiro) fora do contexto de negócios, eu já vi (ou li) empregado em diversas situações: desde cowboys marcando seus assassinatos em bancos de madeira, até marcador de maré alta/baixa do oceano.

O que importa é ser o “Marco de referência“.

Benchmarking é… Benchmarking não é…
- um processo contínuo - um evento isolado
- uma investigação que fornece informações valiosas - uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"
- um processo de aprendizado com outros - cópia, imitação
- um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina - rápido e fácil
- uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo - mais um modismo da administração

Fonte: GuiaRH

Benchmarketing acaba sendo um neologismo usado para nomes de empresas, nomes de gráficos, e mesmo apresentando o significado errado.

Leia o meu post Medindo a Performance e saindo na frente, e aprenda como planejar uma análise de Benchmarking na sua empresa.

4 Comentários

Escreva um comentário