Brasileiro Médio = Cliente Passivo

mar 10, 2006   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  2 Comentários

(c) yotophoto.comPorque nós clientes apanhamos tanto das empresas?

A classe alta possui dinheiro, com isso consegue manipular o sistema e conseguir pontos a seu favor. Contrata o melhor advogado, possui os melhores contatos, e é o principal consumidor de produtos caros, onde o relacionamento com o cliente é personalizado.

A classe baixa não possui dinheiro e é vítima da desigualdade social. Quer comer, quer vestir, quer suprir as necessidades básicas para viver. Por isso pega sempre no pé do governo, reivindica, luta, vai atrás, porque é a vida que conta.

A classe média é a classe boba. Não tem necessidades básicas porque tem dinheiro pra isso. Não pode comprar do bom e do melhor e desfrutar da personalização dos produtos caros. Acaba, então, comprando os produtos massificados nas prateleiras, operadoras de celular, bancos, etc.

Mas qual é o problema?

O problema é que as empresas, o governo, nem ninguém se importa muito com o cliente. Somos mal atendidos, ficamos horas em filas ou em call-centers, não recebemos o que merecemos.

Então ficamos acomodados pela virtude da sobrevivência, e sempre tentamos alcançar a faixa superior, dando a melhor escola para nossos filhos, comprando o melhor celular, se endividando com luxos que não podemos pagar – sensação de segurança que nos mantém como o coração do capitalismo e vítimas do próprio consumo. A classe média quer ficar rica e essa é a única preocupação.

É aí que a classe média é boba.

Deveríamos lutar, brigar, protestar como fazem os da classe baixa. Deveríamos boicotar os produtores de álcool para baixar os preços, parar de comprar os produtos daquela empresa que te maltratou ou forneceu um produto de má qualidade, aderir a greves. Nada de revolução, mas atitude.

Precisamos aprender a nos impor como clientes e receber o respeito esperado de um relacionamento justo de troca financeira por benefícios. Não estamos fazendo um favor para as empresas consumindo seus produtos.

2 Comentários

  • Como em 1984:
    Ricos querem lá ficar
    Médios querem ficar ricos
    Pobres querem uma sociadade justa

  • Cipri, parabéns! Esse post é mesmo a cara do Brasil, ou melhor, do Brasileiro. Tenho ficado cansada ao visitar alguns blogs q só falam de política, só ficam metendo o pau no governo, um saco! Até reclamar, tudo bem, mas ficar apenas reclamando… O Brasileiro precisa se livrar desse tremendo complexo de inferioridade que chega a dar nojo! As dicas foram dadas e o Rafael complementou muito bem. Vamos lutar e torcer :)

    Uma ótima semana!!!

Escreva um comentário