Riscos que os blogs podem criar nas empresas
O primeiro passo para criar um blog corporativo é definir seu objetivo e planejá-lo bem e detalhado para cobrir todos os riscos que o blog pode introduzir nos seus negócios.
- Riscos de Segurança – Vazamento de informações confidenciais da empresa, divulgação de material de propriedade intelectual. Muitas empresas barram acesso a blogs para evitar que funcionários façam comentários acidentais, e outras têm medo de disponibilizar blogs de funcionários com a mesma preocupação.
- Riscos de Controle – Se uma empresa não monitorar adequadamente o uso de blogs e amarrar uma política de uso eficiente, ela estará sujeita a posts de má qualidade ou comprometedores. Cada post é um registro e conseqüentemente uma prova caso o mesmo provoque problemas para a empresa.
- Riscos de Spam – Uma empresa que possui um blog está sujeita à invasão de spams ou propagandas indesejadas nos comentários e trackbacks. É aconselhado o uso de ferramentas (scripts) de blogs mais conhecidos e com fucionalidades de combate ao spam reconhecidos e eficientes.
- Riscos Legais – Posts ou comentários que violam direitos autorais, invadem a privacidade (postar e-mails por exemplo) ou difamam terceiros. Mais uma vez a política e normas de uso de blogs e a sua relação com a empresa devem estar cobrindo este aspecto. É importante obter a assinatura dos funcionários sobre a política uma vez que já esteja estabelecida. Também é interessante treinar seus funcionários mais ligados ao blog.
- Riscos de Produtividade – O acesso a blogs dentro da empresa pode gerar problemas de produtividade. O mesmo se aplica a empresas que possuem blogs que são escritos por funcionários. Algumas empresas barram o acesso a blogs – prática ruim porque os blogs também contém informações interessantes dependendo da área e departamento da empresa – e, dentre as empresas que blogam, a política deve gerir a freqüência de uso e publicação de posts para controlar o tempo de forma mais precisa. Contratar um blogueiro pode ser interessante.
- Riscos Regulatórios - Dependendo da área de atuação da empresa, posts ou comentários desavisados podem prejudicar a empresa perante regras regulatórias de órgãos governamentais ou legislativos. É importante revisar as políticas de uso para cobrir aspectos regulatórios.
- Riscos de Reclamações – Independentemente se a sua empresa bloga ou não, todos estão sujeitos a reclamações de clientes em outros blogs e websites existentes. A empresa deve estar de olho na blogosfera procurando comentários que possam prejudicar caso alguma ação não seja tomada à tempo.
Tags:Blog Corporativo, Blogosfera, Blogs, negócios, normas, produtividade, propaganda, riscos, website
Oi Fábio, acabei de ler seu livro e adorei! Estou começando com 3 amigos meus uma empresa na área de design e já possuo um blog pessoal e pensei seriamente em ter um blog para empresa e hoje tivemos uma reunião e coloquei na reunião essa possibilidade e eles gostaram muito, vou pensar na estratégia de empresa, o porque de se ter um blog e possivelmente faremos.
Gostaria de agradecer, pois não tinha tanta visão sobre os blogs como agora, sabia o que poderia ser feito, mas nem tanto.
Obrigado!
Rodrigo.
Oi Fábio. Tem mais um risco que os blogs podem criar nas empresas. O risco de não ter um blog. Isso seria como não ter boca numa sala de reuniões…Abraço do Beto. Ah! Já degustei seu livro e gostei muito.
Kara, burguês é sempre tão cheio de medos !!!
a) Medo disso…
b) Medo daquilo…
c) Medo de pobre…
Que complexo de Regina Duarte.
Fala pra essas empresas que pensar faz bem..
De um risco vem um traço e em seguida uma diretriz. Não é interessante?!
Ótimo Post. É o óbvil que muitos não desconhecem.
[...] Em um post anterior eu estava mencionando os riscos possíveis do uso de blogs nas empresas e, aparentemente, um deles é o que mais impede de novas empresas pisarem neste novo terreno: o Risco de Segurança, ou seja, risco de funcionários ou o blogueiro enviar informações restritas da empresa para o público e o mercado. Em duas matérias recentes, o eMarketer.com divulgou algumas notas sobre seu último relatório sobre Business Blogging, e comprovou a afirmação acima. A pesquisa mostra que os números ainda são pequenos, e que muitas empresas têm medo de conceder poder de voz para um blogueiro. [...]
Eu tenho que fazer um trabalho sobre blog corperativo.E eu nao tenhio nem noção do que e um blog.Sera que tem como voces me ajudarem?
EXEMPLO:
*O que um blog
*como criar um blog
*exemplo de blog
*curiosidades
Obrigado a todos
Bjo
Olá Tatiane,
Siga os seguintes links para responder suas perguntas:
*O que um blog
http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog
*como criar um blog
http://projectos.ese.ips.pt/vialonga/file.php/1/como_criar_um_blog.pdf
*exemplo de blog
Digite blog no google e você encontrará milhares de exemplos.
*curiosidades
No primeiro link (wikipedia) vc encontrará bastante material para gerar uma pequena lista de curiosidades.