Riscos que os blogs podem criar nas empresas

jul 6, 2006   //   por Blog Corporativo   //   Crises, problemas e riscos  //  8 Comentários

308401_falling_off_a_cliff.jpgO primeiro passo para criar um blog corporativo é definir seu objetivo e planejá-lo bem e detalhado para cobrir todos os riscos que o blog pode introduzir nos seus negócios.

  • Riscos de Segurança – Vazamento de informações confidenciais da empresa, divulgação de material de propriedade intelectual. Muitas empresas barram acesso a blogs para evitar que funcionários façam comentários acidentais, e outras têm medo de disponibilizar blogs de funcionários com a mesma preocupação.
  • Riscos de Controle – Se uma empresa não monitorar adequadamente o uso de blogs e amarrar uma política de uso eficiente, ela estará sujeita a posts de má qualidade ou comprometedores. Cada post é um registro e conseqüentemente uma prova caso o mesmo provoque problemas para a empresa.
  • Riscos de Spam – Uma empresa que possui um blog está sujeita à invasão de spams ou propagandas indesejadas nos comentários e trackbacks. É aconselhado o uso de ferramentas (scripts) de blogs mais conhecidos e com fucionalidades de combate ao spam reconhecidos e eficientes.
  • Riscos Legais – Posts ou comentários que violam direitos autorais, invadem a privacidade (postar e-mails por exemplo) ou difamam terceiros. Mais uma vez a política e normas de uso de blogs e a sua relação com a empresa devem estar cobrindo este aspecto. É importante obter a assinatura dos funcionários sobre a política uma vez que já esteja estabelecida. Também é interessante treinar seus funcionários mais ligados ao blog.
  • Riscos de Produtividade – O acesso a blogs dentro da empresa pode gerar problemas de produtividade. O mesmo se aplica a empresas que possuem blogs que são escritos por funcionários. Algumas empresas barram o acesso a blogs – prática ruim porque os blogs também contém informações interessantes dependendo da área e departamento da empresa – e, dentre as empresas que blogam, a política deve gerir a freqüência de uso e publicação de posts para controlar o tempo de forma mais precisa. Contratar um blogueiro pode ser interessante.
  • Riscos Regulatórios - Dependendo da área de atuação da empresa, posts ou comentários desavisados podem prejudicar a empresa perante regras regulatórias de órgãos governamentais ou legislativos. É importante revisar as políticas de uso para cobrir aspectos regulatórios.
  • Riscos de Reclamações – Independentemente se a sua empresa bloga ou não, todos estão sujeitos a reclamações de clientes em outros blogs e websites existentes. A empresa deve estar de olho na blogosfera procurando comentários que possam prejudicar caso alguma ação não seja tomada à tempo.

8 Comentários

  • Oi Fábio, acabei de ler seu livro e adorei! Estou começando com 3 amigos meus uma empresa na área de design e já possuo um blog pessoal e pensei seriamente em ter um blog para empresa e hoje tivemos uma reunião e coloquei na reunião essa possibilidade e eles gostaram muito, vou pensar na estratégia de empresa, o porque de se ter um blog e possivelmente faremos.

    Gostaria de agradecer, pois não tinha tanta visão sobre os blogs como agora, sabia o que poderia ser feito, mas nem tanto.
    Obrigado!

    Rodrigo.

  • Oi Fábio. Tem mais um risco que os blogs podem criar nas empresas. O risco de não ter um blog. Isso seria como não ter boca numa sala de reuniões…Abraço do Beto. Ah! Já degustei seu livro e gostei muito.

  • Kara, burguês é sempre tão cheio de medos !!!

    a) Medo disso…

    b) Medo daquilo…

    c) Medo de pobre…

    Que complexo de Regina Duarte.

    Fala pra essas empresas que pensar faz bem..

  • De um risco vem um traço e em seguida uma diretriz. Não é interessante?!

  • Ótimo Post. É o óbvil que muitos não desconhecem.

  • [...] Em um post anterior eu estava mencionando os riscos possíveis do uso de blogs nas empresas e, aparentemente, um deles é o que mais impede de novas empresas pisarem neste novo terreno: o Risco de Segurança, ou seja, risco de funcionários ou o blogueiro enviar informações restritas da empresa para o público e o mercado. Em duas matérias recentes, o eMarketer.com divulgou algumas notas sobre seu último relatório sobre Business Blogging, e comprovou a afirmação acima. A pesquisa mostra que os números ainda são pequenos, e que muitas empresas têm medo de conceder poder de voz para um blogueiro. [...]

  • Eu tenho que fazer um trabalho sobre blog corperativo.E eu nao tenhio nem noção do que e um blog.Sera que tem como voces me ajudarem?

    EXEMPLO:
    *O que um blog
    *como criar um blog
    *exemplo de blog
    *curiosidades

    Obrigado a todos
    Bjo

Escreva um comentário