Receio de blogar das empresas

jul 14, 2006   //   por Blog Corporativo   //   Apresentações/Pesquisas  //  2 Comentários

072965.gifEm um post anterior eu estava mencionando os riscos possíveis do uso de blogs nas empresas e, aparentemente, um deles é o que mais impede de novas empresas pisarem neste novo terreno: o Risco de Segurança, ou seja, risco de funcionários ou o blogueiro enviar informações restritas da empresa para o público e o mercado.

Em duas matérias recentes, o eMarketer.com divulgou algumas notas sobre seu último relatório sobre Business Blogging, e comprovou a afirmação acima. A pesquisa mostra que os números ainda são pequenos, e que muitas empresas têm medo de conceder poder de voz para um blogueiro.

Oras, em uma pesquisa anterior foi mostrado que mais de 30% dos executivos desconhecem completamente os blogs ou a blogosfera. E mais, no gráfico abaixo é mostrado um consenso, de mais de 70% dentre executivos consultados, de que uma empresa deve ter uma política cobrindo blogs feitos pela mesma. Por isso não é impossível que esses mesmos 70% passem a blogar munidos de uma política adequada.

Por fim, já é um fato consumado de que as empresas devem, sim, monitorar a blogosfera e os blogs de concorrentes. Isso significa uma nova cultura de contato com blogs sendo introduzidos nas empresas. Um profissional de RP deve conhecer blogs e sua dinâmica em torno.

2 Comentários

  • Gosto da diretriz da Microsoft para os blogueiros: Be Smart.

  • Os sites institucionais “cairam” na era da blogsfera. Sites institucionais podem ser adaptados em e-blogs, fazendo com que tenha bem mais visitas. O que movimenta a blogsfera é a informação e a informação deve ser rápida. mais cedo ou mais tarde as empresas terão seu blog. Todos tem que se adaptar ao mercado na internet.

    Quanto aos blog de funcionários, acredito que deve ser como foi comentado no podcast

Escreva um comentário