Blog para gestão do pânico

jan 3, 2007   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  7 Comentários

Estava comentando no Serendipidade sobre a campanha do Banco do Brasil em busca de uma aproximação com os clientes que acabou gerando alguns contratempos.

Veja a história aqui. Veja a repercursão ao lado no gráfico da Technorati.
Website fora do ar. Call center derrotado.

O ponto é que se eles tivessem um blog há alguns meses a ponto de ser conhecido do público ou de ao menos alguns clientes, eu imaginava um outro cenário para eles:

  1. Um diagnóstico instantâneo do problema via comentários
  2. Call center mais tranquilo e menos sobrecarregado (menor custo)
  3. Um único post esclarecedor gerenciando todo o burburinho dos clientes
  4. Clientes esclarecidos e satisfeitos

Aliás, com um blog em ação, pra quê uma campanha para dizer que sua marca agora é marca do João do José ou da Maria? Mudar o nome da sua marca para o nome próprio dos seus clientes não é abrir porta nenhuma para eles. Abrir um blog e escutá-los sim.

Em tempo. Estou de férias, vou continuar postando menos até o fim deste mês.

7 Comentários

  • Muito boa observação. Estou tão acostumado a acompanhar as empresas e ficar por “dentro” delas, que sempre acompanha os seus Blog Corporativo.

    Esse realmente realmente foi o buzzz do dia [ Ação de marketing do Banco do Brasil. Brilhante idéia e má execução?

  • [...] Blog do livro Blog Corporativo » Blog Archive » Blog para gestão do pânico Artigo bem interessante sobre a necessidade de se criar canais de comunicação mais efetivos com os clientes, ao invés das formas tradicionais (como CallCenter), e evitar impactos como o da campanha de marketing do Banco do Brasil nesse início de ano (tags: blogging blogs blog corporativo) [...]

  • pode crer. quem não bloga… se dana!! beijo

  • Foi uma atitude um tanto precipitada. Creio que seria necessário ao menos 1 ou 2 meses de veiculação em mídia desta campanha, para depois partir para o site.

    Muitos brasileiros ainda temem fazer transações via internet, e após essa mudança repentina no site, é claro que o resultado é um grande susto.

    Eu mesmo recebi mensagens no msn falando do site ter sido hackeado… e acreditei… só depois que eu vi na televisão o comercial da nova campanha deles…

    Para mim, foi falha de estratégia… E, muito provavelmente, caso a cáca ja tivesse sido feita, um blog teria sim um ótimo papel para esclarecer o ocorrido.

  • [...] No começo do mês postei sobre a confusão gerada pelo Banco do Brasil ao adotar sua nova campanha de marketing. Nesse post eu falava sobre como um blog faria toda a diferença no momento de lidar com as expectativas (crises ou “pitís”) de seus clientes ou prospects. [...]

  • [...] – Blog para gestão do pânico [...]

  • [...] – Blog para gestão do pânico [...]

Escreva um comentário