Transgressão da formalidade

abr 28, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  8 Comentários

Há duas semanas vi na Revista Exame (na última página da revista) uma entrevista com Randy Tinseth, o vice-presidente de marketing da Boeing, sobre o uso do blog corporativo. A Boeing já é veterana no assunto e a entrevista, apesar de curta, traz algumas dicas e o ponto de vista de um vice-presidente sobre comentários no blog, conteúdo a ser gerado e lições aprendidas.

Isso só me faz pensar que:

  • Ou os executivos blogueiros elogiam o desempenho dos blogs porque a mídia dá espaço e importância a isso, então explicam como o blog é bom e etc, etc, mas no fundo não estão nem ligando para a ferramenta,
  • Ou os blogs realmente trazem resultados efetivos e todo meu esforço de mostrar os benefícios dos blogs só se confirma ainda mais.

Acredito na segunda opção.

Sou defensor do ponto de vista que as empresas ainda são quadradas no que se refere a relacionamento com clientes. Adotei o blog como bandeira não porque é moda, mas porque é bom. Porque é a maneira mais fácil de quebrar o conservadorismo das empresas com algo moderno e conectado com a amplitude e o alcance que a internet proporciona. Blog tem espírito jovem e transgressivo porque quebra formalidades.

8 Comentários

  • Olá Fábio. Sua página de contato está fora do ar, por isto escrevo no post. Circula aqui na empresa uma edição do jornal Advertising Age (dos EUA), edição 14/04/08, com uma matéria interessante sobre blogs corporativos (Does your company need a chief blogger? Corporate blogging is hot, but experts say place to start is far from online) com depoimentos de 7 executivos que blogam. Recomendo leitura. Não tenho acesso à edição online, mas se você quiser posso “escanear” e lhe enviar a matéria por e-mail.

    • Por incrivel que pareça eu tirei ela do ar porque quase ninguem me mandava emails por ela, só por comentários. :)

      Obrigado pela indicação. Já consegui achar o artigo on-line (na verdade pela página de cache do google… não é demais?! )

      Ainda não li, mas vou fazê-lo em seguida.

      Abraços

  • Blog Corporativo é o tema de um trabalho interdisciplinar que minha equipe deve apresentar, para uma banca examinadora, no início do mês de junho. Temos estudado exaustivamente o tema e a pergunta que fica é esta mesma: qual o poder, a força do blog como comunicação corporativa? Para conclusão deste trabalho, precisamos fazer um teste. Seria possível unir os blogueiros para realizar este teste? A idéia é divulgar uma notícia do mundo corporativo através dos blogs aualmente ativos e verificar a repercussão no meio tradicional.

    • Seria possível unir os blogueiros para realizar este teste?

      Por que não?

      Mande comentários para os blogs que você quer incluir na pesquisa e explique o propósito. Certamente muitos blogueiros ajudariam sem problemas. Eu mesmo estou interessado nos resultados que você obter.

  • hehe.. adivinha…
    Sensacional seu blog!!!
    Já indiquei aqui na empresa e já ví bons reflexos. Grande abraço!

    Até,
    Alvinho.

    • Fala Alvinho… valeu pelo comentário. Espero que eles tomem alguma ação nesse sentido.

      Abraços.

  • Fabio, concordo com você, acho que os executivos estão vendo cada vez mais os beneficios da utilização de blogs e outras ferramentas de relacionamento virtuais. O blog com certeza é um dos meios mais fáceis para se relacionar não só com os clientes, mas também ouvir a opinião dos não clientes, dos funionários e da comunidade em geral. Porque é muito mais confortavel escrever uma crítica, opinião ou sugestão pela internet do que falar frente a frente com alguém, e o blog tem essa vantagem.
    Adorei o blog, entrarei mais vezes.

    • Oi Adriele,

      Por isso escrevemos um blog: ele é nosso espaço para ouvir e discutir nossos assuntos preferidos de forma assíncrona porém eficiente.

      Seja bem vinda.

Escreva um comentário