Além dos blogs

maio 27, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  4 Comentários

A matéria do Stephen Baker e Heather Green que li hoje na BusinessWeek resgata uma antiga matéria sobre blogs influenciando o mundo dos negócios (de 2005) e busca traçar uma atualização sobre o tema. O artigo de 2005 foi usado como uma das minhas referências quando estava escrevendo o livro, o novo artigo é pra lá de interessante (mas para quem respira web 2.0 pode ser um déjà-vu).

Resumo: em 2005 blogs iam mudar seus negócios, hoje são eles + as comunidades ou redes sociais virtuais. Vale dizer web 2.0.

O artigo me fez refletir em dois pontos:

– Os blogs, na busca por mais audiência, não poderão ser atualizados por apenas um autor. Para ter audiência é preciso postar muito. Por sua vez, postar muito significa tempo. Assim, autores em ascensão postarão menos e não mais crescerão em audiência, ou vamos viver a onda de “fusões e aquisições” para continuar crescendo.

As redes sociais correm um severo risco de serem uma bolha. Os investimentos recentes em ferramentas desse genero estão cada vez mais agressivos. A população a ser servida é grande, mas o foco nessa ou naquela ferramenta é pequeno o bastante para se prejudicar muito caso, por mero capricho do usuário, eu julgar que aquele novo site é mais legal que o orkut, por exemplo.

4 Comentários

  • […] plena bolha da mídia social, com evangelizador afinando a escuta, se você quer “estar entre os espertos” ou […]

  • Olá fábio,
    esse seu olhar das redes sociais tornarem-se uma bolha é bastante interessante porque realmente hoje o principal desafio é trazer o internauta que já interage no orkut, muito bem e obrigado. vivo esse desafio no meu projeto de mídia social desabafo de mãe ( http://desabafodemae.com.br). Por outro lado, há também o desafio de juntar e agregar aqueles internautas que sairam do orkut e montaram seus blogs em determinados nichos ( no caso, de puericultura que ainda não acompanha o gênero blogs, cuja ênfase maior é de tecnologia, técnica para blogs, piada/entretenimento, além das grandes marcas). Ou seja,a questão antiga que também se aponta é será que existe demanda para redes sociais segmentada? Apesar da euforia, eu acredito que sim porque o movimento de juntar, agregar e reunir em pontos de nicho traz uma certa organização pra rede de conteúdo e também facilita a pesquisa na web… Até porque minha experiência mostra que há demanda mesmo qdo seu projeto não é divulgado nem tem investimento para se “mostrar” na rede. parabéns pelo post! me ajudou a divagar bastante!

    • Eu acredito que audiência existe, mas se uma rede social não inovar sempre, certamente ela perderá muitos dos mais fiéis usuários.

      O Facebook trouxe aplicações para dentro da rede social e agora o Orkut está fazendo o mesmo para não perder usuários. Ao mesmo tempo temos aplicações que reunem todas suas conexões em diferentes redes sociais em uma só plataforma.

      Conteúdo bom = Audiência

      Plataforma desatualizada = Volatilidade

  • […] mesmo estava comentando sobre um comentário feito no meu post Além dos Blogs no blog do meu livro. O assunto era: mantendo sua base de usuários na sua rede social e a […]

Escreva um comentário