Entendendo o novo consumidor digital

jul 10, 2008   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  5 Comentários

Ciclo de vida da empresa versus Ciclo de vida do cliente

Num post anterior falei sobre entender a forma que os clientes interagem com uma empresa sob o ponto de vista dos próprios clientes, afim de entender melhor como é o seu comportamento no novo mundo da web 2.0.

Cada fase do chamado ‘Ciclo de Vida da Empresa’ – à esquerda – é suportada e ampliada com os diálogos online entre clientes e empresas e troca de experiências entre clientes por meio de redes sociais. Mas eu diria que a coisa toda não pára por ai, as próprias ferramentas que possibilitam essa química também modelam preferências e o comportamento da sociedade.

Para melhor operar seus negócios é preciso entender os resultados dessa interação toda dentro do ciclo de Necessidade, Decisão, Experiência e Impressão que o cliente tem com a empresa. Só assim podemos otimizar e ganhar eficiência nos processos de desenvolvimento de produto, marketing e gestão do relacionamento do cliente.

Nada de colocar seu blog no ar, estabelecer relacionamento com blogueiros, criar comunidades, criar programinhas divertidos no Facebook ou usar o Twitter sem antes saber onde se está pisando.

O exercício é saber, para cada passo do ciclo, o que está ocorrendo na internet e que influencia o consumidor. Pense a respeito.

5 Comentários

  • Poxa Fábio, tanto tempo sem passar por aqui … vi que tem algumas coisas interessantes para ler :)

    Comentando…

    Para isso é necessário que a empresa possua um CIO que entenda das novas necessidades dentro desta esfera 2.0

    Eu acho totalmente errado taxar de 2.0 oque vem acontecendo por ai… mas vamos assim deixar …

    Saber tirar proveito das novas tecnologias, interagir com a comunidade que pode colocar seu produto no céu, ou no inferno …

    Ah, não podemos esquecer da área responsável pelo Marketing…atendimento ao cliente…

    Ou seja, pensando bem, um CEO antenado é tudo :)

    • Sim, conhecimento é a chave para permitir o uso correto.

      Se os executivos entendem o resto acontece naturalmente, mas como acontece na própria internet, o movimento pode começar com os próprios funcionários que podem estar mais antenados nas tendências.

      Mas para isso, de novo, os executivos precisam ter a filosofia da conversação dentro de casa e acabamos de novo no conhecimento (ou na falta dele).

      No final vejo que ficar fechado a novas idéias não é nada bom.

  • [...] do consumidor. Isso se casa perfeitamente com a idéia que bloguei aqui no mês passado no post “Entendendo o novo consumidor digital”, onde pela primeira vez falei sobre o Ciclo de Vida das [...]

  • [...] tempo, a idéia de olhar o ciclo da empresa surgiu nesse post. Tags: CRM, CRM 2.0, estratégia, marketing, Social [...]

  • [...] trabalhando na minha nova obra porque mencionei algumas das minhas idéias aqui antes. Primeiro falei do novo consumidor digital nos moldes do “ciclo de vida da empresa”, depois discorri [...]

Escreva um comentário