Blog da Vivo

out 12, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  8 Comentários

Aonde a vaca vai o boi vai atrás.

Quase 3 meses após a Claro lançar o seu blog, eis que surge a Vivo com o seu blog também.

O presidente da empresa postou a sua mensagem assim como no blog da Claro. O blog fala de tecnologia, tendências e dicas assim como o blog da Claro. Os dois estão bem amparados por seus respectivos ‘Termos de uso’. Tudo parece redondinho, mas na minha opinião os temas propostos pela Claro apresentam mais seriedade que apenas aplicativos, games e comportamento. Vamos ver como ficam os futuros posts.

Quando a Claro lançou o blog me emocionei ao ver a coragem da empresa. Agora começo a me preocupar se isso pode virar um carnaval, assim como o exemplo das inúmeras fúteis e superficiais campanhas de marketing que usam o blog como mera página ‘moderna’ sem propósito adequado, e que ocorreram principalmente no boom dos blogs corporativos no Brasil em 2006/2007.

Para ambos os blogs, eu ainda sinto que estou ‘conversando’ com uma empresa. Algumas vezes faltam nomes, fotos dos autores do blog, opiniões pessoais e intransferíveis, polêmica!

Deixando ‘coincidências’ de lado, fica a pergunta:

Isso é só uma tentativa de não ficar pra trás na concorrência ou finalmente as operadoras estão querendo estabelecer um canal de diálogo com o consumidor final?

8 Comentários

  • [...] Via Blog Corporativo [...]

  • Notei uma diferença no blog da Vivo em relação ao da Claro. No da Vivo, pelo menos até o momento, não estão utilizando o espaço para falar deles mesmos, já no da Claro falam muito da empresa. Gostei dos primeiros posts da Vivo…

  • Realmente, o blog tem de possuir personalidade. O blogueiro corporativo também não pode ser chapa branca, tem de abrir espaço para o debate. Acho que é bem por aí o espírito da coisa. ;-)

  • “Algumas vezes faltam nomes, fotos dos autores do blog, opiniões pessoais e intransferíveis, polêmica!” Não acredito que eles postavam sem publicar o nome da pessoa, hehe, isto é básico e muito importante, principalmente sendo um blog corporativo.

  • Precisam ter uma aulinha com o pessoal do Camiseteria, comecei a entender alguns pontos importantes num blog corporativo por lá.

  • Acho q a segunda opção, é mais para “estar na moda” do que para atender as necessidades dos clientes. Eu uso o 3G da Claro que apresenta instabilidades e fica várias vezes sem conexão, estou tendo vários problemas com o serviço e com o atendimento através do 1052, faz mais de 1 anos q tenho probelmas com a operadora. No blog não encontrei nada a respeito de problemas da Claro, todos os post apresentam a emrpesa como maravilhosa, inclusive os que falam do 3G. Não há nenhum post explicando as rgiões onde o serviço, embora comercializado, está deixando a desejar, ou as ações da empresa para solucionar os problemas dos clientes. Ou seja, é um blog só para aparecer e não para se relacionar ou aproximar dos clientes. Inclusive meus cometnários negativos foram não foram publicados. A vantagem é que depois de 5 comentários péssimos sobre o serviço recebi várias ligações e e-mails da Claro para tentar solucionar o problema.

  • Muito bom ver que as empresas de teefonia estão dando passos rumo à transparência e ao bom relacionamento com o cliente. Mas fiquei um pouco perplexo em só agora saber da existência do Blog da Claro já que sou cliente ativo (baixo conteúdo, visito o site para ver novidades, assino todos os boletins em SMS, ligo para reclamar e questiono qualquer dúvida na fatura), e fiquei sabendo por meio deste Blog Corporativo, que hoje parei para ver alguns posts antigos que ainda não havia tido tempo de ler!

    Acho que isso levanta uma questão ainda mais complexa sobre as redes sociais, já que a mensagem tem que chegar até o interessado. Se eu faço parte do público da Claro, que quer ver o que a empresa tem para comentar, eu deveria saber do Blog antes (devo confessar que passei 3 meses distante da empresa, testando uma outra operadora que me decepcionou, então voltei, mas nao deixei de ser cliente, só fiquei inativo um pouco).

    Talvez para não exagerar e não parecer que o seu Blog é uma ação de Marketing, a empresa fez uma divulgação um pouco discreta, a ponto de uma pessoa ligada na web e que navega na blogosfera desconhecer o seu diário. Não culpo a empresa por isso. Ela é uma das vítimas do movimento Wal-mart que deixou dúvidas sobre a procedência das informações postadas e sobre a real tranparência. Além do que, não sou o mais ávido navegador, mas uma informação dessas não passaria despercebida…

    No mais, Fábio, parabens pelo Blog mais uma vez! Tentarei ler com mais freequência e com mais atenção a todos os posts para não me atrasar novamente.

    Abraço, Ricardo.

Escreva um comentário