Testemunho de que crowdsourcing funciona

set 23, 2009   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  Nenhum comentário

Recebi um email do Douglas no qual ele compartilha a experiência que teve com crowdsourcing. Ele tem um projeto de loja online e queria criar o design da mesma de forma profissional e de alta qualidade. Ao ver que as ofertas disponíveis no mercado eram caras, ele optou por usar o site Guerra Creativa para ajudá-lo.

Segue a história dele seguida por 15 dicas preciosas para quem pensa em usar esse tipo de serviço:

Sem dúvidas, poderia dizer que Guerra Creativa é o melhor crowdsourcing.

Verifiquei os concursos em vigência e fiquei muito impressionado com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos web designers. Me senti seguro em lançar um concurso e publiquei um resumo com as instruções para o projeto de uma aplicação e-commerce. Estipulei o valor do prêmio em 895 dólares. Esta quantidade era maior que os outros concursos, mas sabia que se colocasse um valor maior ia atrair os melhores web designers. Paguei 34,99 dólares pela taxa de inscrição, estipulei um prazo de 3 semanas e já recebi muitos trabalhos. Em 3 dias já tenho 29 projetos de 13 web designers e ainda faltam 18 dias para o término do concurso.

Por que alguém pagaria mais por um designer quando você pode escolher vários? Eles produzem desenhos gráficos e logotipos como qualquer outra empresa de design gráfico que já vi. Estou pensando em dedicar uma ou duas horas por semana, para enviar feedback para os designers. Em contrapartida, uma empresa de design gráfico faria isso por mim de acordo com a regra deles e não com as minhas, teria também que agendar reuniões dependendo das agendas de outras pessoas. Estou ansioso para ver o resultado final e também confiante de que vai ser exatamente o que eu tinha imaginado.

Veja o andamento do meu concurso.

Aqui estão 15 dicas pessoais de crowdsourcing de design web para seu próximo projeto:

1. Faça um informativo sucinto e motivador. Inclua o resumo geral do projeto e as necessidades mais importantes. Você também deve definir os aspectos que você quer, e aqueles que você NÃO quer.

2. Como em qualquer competição, quanto maior o prêmio, maior quantidade de desenhos você irá receber. Inclua detalhes sobre a empresa onde você trabalha e um número de telefone para que o designer possa ter certeza de que vai ser remunerado quando encerrar a competição.

3. Solicite arquivos que não estão sujeitos às leis de copyright.

4. Faça os designers se sentirem mais confortáveis mostrando-se disponível para enviar feedbacks ou para discutir brevemente o projeto em questão.

5. Seja honesto com os feedbacks, isso irá assegurar que você consiga a melhor criação.

6. Lembre-se de utilizar a escala de avaliação abaixo de cada projeto. Não dê avaliações elevadas imediatamente. Dando altos índices de imediato vai dar a impressao de que você se satisfaz muito rápido e não tem muita ambição de esperar por trabalhos melhores.

7. Valorize o relacionamento com os designers durante o andamento da competição. Eles estão trabalhando duro para criar desenhos de acordo com suas especificações. É aconselhável responder às suas perguntas, elogiá-los e orientá-los para conseguir um ótimo trabalho. Não insulte os designers.

8. Fique atento com as cópias. Trabalho que não seja original não é ético, não é profissional e não deve ser recompensado.

9. Alguns participantes poderão enviar projetos fora da competição. Não os aceite – o divertido do crowdsourcing é que todos podem contribuir e participar.

10. A medida que a competição se aproxime do final, avise o criativo que trabalhou em seu projeto que sua criação está entre as melhores. Comunique qualquer alteração que você gostaria de ver no seu projeto. Isto irá motivá-lo e te dará a certeza de que você vai obter um resultado satisfatório.

11. Esteja aberto a novos projetos, mesmo se você já definiu o vencedor. O objetivo do crowdsourcing é obter diferentes perspectivas e opiniões de gente diferente – não desperdice a oportunidade! Você poderá se surpreender!

12. Compartilhe o possível projeto ganhador com amigos, familiares, colegas ou clientes. Pergunte suas opiniões para que você possa ter alguma ajuda na decisão final.

13.Quando a competição terminar e você tiver escolhido um projeto vencedor, notifique o vencedor e agradeça-o por seu árduo trabalho.

14. Agradeça a todos os designers que competiram.

15. Exiba seu novo logotipo ou web design! Certifique-se de que todo mundo sabe o que é um cara inteligente (como se já não soubesse)! Você tem um grande projeto, por um preço incrível, e em um curto espaço de tempo.

Valeu Douglas e boa sorte!

Nos comunique quando sua loja estiver de pé.

Escreva um comentário