Quais são as regras do seu jogo?

jul 23, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  1 Comentário

Chess(c) morguefile.comQual é o seu espírito de vingança? Um prato que se come frio… A misericórdia do perdão… O favor do esquecimento… A verdade que corrige… A sinceridade que ensina… muitas são as opções.

O primeiro padrão de comportamento que cruzou fronteiras no nosso planeta praticamente cristão é atribuído a Jesus e diz: “Faça com os outros o que você quer que seja feito com você”, a chamada “Regra de Ouro” na vida cotidiana.

Depois vieram algumas variantes, todas tentando mostrar alternativas e escolhas para aplicarmos em nosso dia-a-dia… como um jogo… um jogo com regras pré-escolhidas… qual a sua? Todas? Acho que todas é a resposta próxima de todos nós, vivemos diferentes situações e momentos ao longo da vida… e sempre levados a querer ganhar… veja meu post anterior.

A “Regra de Prata” diz: “Não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você” – Ghandi e Martin Luther King Jr. pregavam as regras de ouro e bronze dizendo aos povos a não pagarem a violência com mais violência.

A terceira delas, é uma espécie de “olho por olho, dente por dente” misturado com “o bem com o bem se paga” – chamaremos esta regra de “Regra de Bronze”: “Faça aos outros o que te fazem”. O problema desta regra é que sabemos que violência gera violência, caminhando para algo meio que sem fim e destrutivo.

“Regra de Ferro” é mais linha dura: “Faça com os outros antes que façam com você” – Acredito ser a mais suja delas e com certeza a regra secreta de muitas pessoas.

Inserimos aqui mais duas regras menos importantes, mas que não deixam de ser interessantes. A “Regra de Lata”, que é uma mistura da Regra de Ouro e de Ferro: “Puxe o saco de seus superiores e maltrate os seus inferiores” – Uma regra que é bastante usada nas empresas por aí. E também a regra de muitos políticos brasileiros, a “Regra do Nepotismo” que diz: “Favoreça sempre os seus parentes próximos e faça com os outros o que quizer”.

Por último, deixamos aqui uma regra muito conhecida e que talvez seja uma das mais significativas na Teoria dos Jogos. A origem dela pode ser explicada quando estudamos o Dilema do Prisioneiro. É a “Regra Tit-for-Tat” (pagar com a mesma moeda): “Coopere primeiro, depois faça aos outros o que lhe fazem”. Essa regra pode ser a mais completa a ser usada, mas se usada sabiamente. Se duas pessoas usam essa regra ao mesmo tempo, ela pode ser fatal.

Resumindo:

  • Regra de Ouro – Faça com os outros o que você quer que seja feito com você
  • Regra de Prata – Não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você
  • Regra de Bronze – Faça aos outros o que te fazem
  • Regra de Ferro – Faça com os outros antes que façam com você
  • Regra de Lata – Puxe o saco de seus superiores e maltrate os seus inferiores
  • Regra do Nepotismo – Favoreça sempre os seus parentes próximos e faça com os outros o que quizer
  • Regra Tit-for-Tat – Coopere primeiro, depois faça aos outros o que lhe fazem

E então, qual é a sua regra?

Baseado no artigo de Carl Sagan “As Regras do Jogo” – publicado em seu póstumo livro “Bilhões e Bilhões” – 1997

1 Comentário

  • Mesmo a regra de ouro (apesar de respeitarmos o seu significado maior) pode ser falseada.

    Ela, por exemplo, pemitiria ao masoquista agredir outas pessoas uma vez que é o que deseja para si.

    Da mesma forma um pretenso suicida poderia matar a vontade uma vez que pretende acabar com a vida dele.

Escreva um comentário