Todo mundo escreve, ninguém lê…

abr 9, 2006   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  20 Comentários

(c) yotophoto.comCarlos Cardoso comentou o que o Fábio Seixas escreveu e o Jônatas concordou: Todos mundo gosta de escrever, mas ninguém gosta de ler e comentar.

Você conhece alguma mídia, algum jornal, rádio ou TV, que possui mais executores do que espectadores? Não? O blog?

É… O blog é um fenômeno, o blog é o único que é assim: mais escrito do que lido. Nossa humanidade pode ir dormir feliz.

Criar é muito mais gostoso porque estamos criando. Ler é secundário, como já dizia o meu post de dezembro de 2005 sobre a baixa audiência dos blogs.

Blogueiros são egoístas? Talvez…

Sermos reconhecidos é melhor que reconhecer? Sem dúvida…

É… os blogueiros são “quase-egoístas”. A criação pode tomar o tempo que temos disponível para ler o que outros estão falando.

Então o foco passa a ser outro: é o número de leitores. Como os leitores são em número menor que o de escritores, ninguém vai comentar ou criticar mesmo, estamos ocupados.

Outra teoria pra quebrar o gelo:

Talvez estamos descobrindo que a cultura dos brasileiros é a de não comentar nos blogs, mas sim fazer filas, passar os outros pra trás, ou jogar na mega-sena…

20 Comentários

  • com certeza se o autor exibe-se em redundâncias, trás a publico indignações pessoais infundadas e escreve assuntos desinteressantes este estará fadado a não ser comentado.
    os blogs tem milares de expectadores, saiba você chamar sua atenção.
    sem mais comentários.

  • Bom dia, Cipri! Te vi logo cedo :)

    Não entendi essa do Lucas…

    E para que brasileiro lerdinho entenda direitinho o que estamos fazendo, estou publicando 3 posts sobre esse assunto: do Jônatas, do Fabio Seixas e o seu, claro ;) Ainda não li o do Cardoso, quem sabe… Mas o seu fecha o cerco. Enfim, eu tô fazendo e vc tb. Que venha o dindin ;)

    E como acabei de acordar, portanto, tb estou meio lerdinha, isso é um umbigo? Se for, q umbigo mais feio rsrs.

    Bjsss, meu querido!

  • Ah, pensei que isso acontecia só comigo. Fico mais feliz em saber que não sou só eu que não sou lido… hehehe

    Mas será que isso é um problema que acontece só no Brasil? Enfim…

    []s
    Marcio

  • A discussão está tomando forma.
    Vou terminar um post que está no banco de reservas, tem haver com o assunto.
    E se der na telha, vou escrever um sobre egoísmo dos blogueiros também.

  • Lucas: Não estamos falando de blogs ruins ou teen-ego-blogs estilo “miguxa, oxxi o Raphito pegow no meu petchinhuuuuuu gamei”. Esses ninguém lê, e com razão. Estamos falando dos blogs bons, que mesmo com boa visitação são pouco comentados.

    Marcio: Lá fora também é assim. Dei exemplo de posts do Engadget com nenhum comentário.

    Cipri: Blogueiro que não lê está fadado a desaprender, logo termina como a “miguxa” aí de cima.

  • Cipri, foi maus, por favor, que o Cardoso esclareça quem é a ‘miguxa’ aí de cima é o Lucas rsrs.

    Lembre-se que meu umbigo, de acordo com o Rafael, é mais bonito que o seu hehehe.

  • Cris, seu umbigo dá de dez a zero no dele. A “miguxa” é a do meu exemplo, nem o Lucas chegou nesse nível.

  • Valeu, Cardoso! Meu umbigo tem piercing importado e atende pelo nome de Dane Carlson rsrs. Tadinho do Lucas, sorry honey!

  • Os tagueadores estão chegando. Estão chegando os tagueadores.
    Eles são discretos e silenciosos, moram bem longe dos homens. Escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho. São pacientes, assíduos e perseverantes. E, quando não o são, evitam qualquer relação com pessoas de temperamento…

  • interessante… só blogumbigueiros retrucaram o post do lucas. eu entendo e compartilho da opnião dele. “miguxa” é um consenso, definitivamente não dá… mas corretude da língua não basta, conteúdo é o que interessa. as queixas sobre não-reconhecimento evidenciam a verdadeira motivação do blogueiro: bajulação alheia (ou não). apenas publiquem, se estão seguros sobre o quão interessantes são.

  • Podcast Blogbits / Meio Bit #6
    Mais um podcast do BlogBits, com a participação minha, do Diego Eis e do Bruno Torres. O assunto da semana é a blogosfera nacional, linkagem entre blogs, comentários nos blogs. Links comentados: O que falta é leitor ! Tio, me…

  • Minha terra tem blogueiros, que não sabem conversar
    Nas últimas duas semanas temos assistido a uma reflexão em conjunto da chamada “blogosfera” brasileira sobre si mesma.
    Vários blogueiros mostraram seus pontos de vista — alguns bastante interessantes e até inspiradores, e outros m…

  • Infelizmente só descobri o prazer da leitura aos 23 anos, ou seja, a um ano atrás. (*risos*). Mas hoje, leio todos os dias, e estou lendo também vários livros de como escrever bem, manuais de redação, livros diversos, etc.

    Hoje posso firmar que amo ler, e estou aprendendo a amar escrever também. Mas ainda estou aprendendo essa arte…

  • São raros os blogues que não comento.Leio todos e até os comentários.Eventualmente aproveito os comentários e visito também .Aliás 99% dos meus links lincados eu conheci em blogues alheios.Mas noto que os que mais falam nesse tema são os que não comentam no meu blogue.A Cris , por ex, só comenta de vez em qd e vou no blogue dela quase todos os dias. Enfim: senta no rabo para falar no rabo alheio.Ô dó!

  • Eu já vi blogueiros falar isso, que não tem paciencia de ficar lendo blogs dos outros, mas querem que os outros lêem os deles, ou mesmo tem aqueles que só acham que eles escrevem é que interssa, o outros não escrevem nada que eles tenham que comentar.
    Uma lastima isso. Mas mesmo aqui na net é assim, a gente tem que garimpar tanto bons blogs com bons blogueiros.

    bjs

  • Blogosphera??????
    Eu nem vou arrumar desculpas pra nada, porque eu sou um dos responsáveis pela blogosphere (busquei um termo em português na Wikipedia. Não existe. Porque será? ) mediocre da terrinha aqui.
    O assunto está em vários blogs essa semana, e claro que aqui…

  • Não esqueçam, amanhã terá eleição na praça, e terá muita gente importante:
    http://meulinux.blogspot.com/2006/04/eleio-em-bloglopolis.html

  • Já escuto falar de ‘retorno do recalcado’ ou ‘personalidade narcísica’ ou até em alguns casos mais extremos ‘megalomania’ ???
    Nãããooo… se não depois eu te explico…

    tu me pergunta e eu falo!!!

    Eu costumava citar um amigo, depois notei ou descobri que ele recomendava para as pessoas não acessarem meu blog – com a desculpa de q era bastante tosco e mal-escrito; mas os de alguns amigos deles são piores; na verdade, eu falei mal do bairro dele e ele quase morreu – hoje em dia eu prefiro deixar mensagens quando os textos me estimulam para tanto!!!

  • [...] tempos que dizer que ser blogueiro é ter um egão (grande ego), e que afirmações milenares de um post perdido no tempo demostra a atemporalidade do conceito, venho transcrever a definição de EGOÍSTA segundo [...]

Escreva um comentário