Envolver blogueiros em campanhas tem limite?

out 18, 2006   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  1 Comentário

money-house-interactivevoices-blog-712197.jpgLendo o post do Blog de Guerrilha vi uma ação de marketing da An(bev)tarctica para promover sua dignífica cerveja. Além da imprensa, a empresa convidou 4 blogueiros para participar.

O Jacaré Banguela, o Mico na Rede, o Blog do Noel e o Faz Sentido lançaram seus posts e um pequeno burburinho (segundo o autor do post. Ainda não vi, mas estou contribuindo para) começou na blogosfera.

Mr. Wagner lembrou no post que ações pagando (algo) para blogueiros no Brasil pode estar começando a esquentar.

Particularmente acho que envolver blogueiros tem tudo haver com campanhas de marketing que necessitam de se espalhar neste nosso mundo de cauda longa. Mas pagar para blogueiros escrever sobre sua empresa, manipular posts para alavancar audiência (essa história do Wal-Mart é ótima), associar-se ao PayperPost para vender sua alma, podem ser ações não muito bacanas, e que prejudicam a verdadeira essência do blog.

Como eu já estava prevendo, blog corporativo no Brasil tem duas vertentes muito claras: A pequena empresa e A campanha de marketing indireta*

(* digo indireta porque até agora, ou blog é muito superficialmente usado pelas empresas maiores, ou a empresa tenta usar blogueiros alheios).

Por outro lado, ainda estou esperando uma empresa grande, com grande influência, começar um blog com conteúdo inteligente e bem direcionado.

1 Comentário

  • Olá Fábio, comprei seu livro na ultima segunda e estou estudando um projeto de Blog para a empresa onde trabalho. O livro tem ajudado bastante, mostrando as diversas áreas onde um Blog pode ser aplicado, além dos casos de empresas que já utilizam o blog.

    Sobre o post: Dar brindes ou prêmios a blogueiros não siginifica necessariamente “compra-los” (não sei se foi o caso acima). Uma editora poderia ter como estratégia enviar seus livros-lançamentos para blogueiros conhecidos dentro de determinada área, para analisarem ou publicarem alguma resenha. Isso com certeza trariam boas notas para a editora.

Escreva um comentário