Blog da DoceShop

jun 6, 2006   //   por Blog Corporativo   //   Pequenas Empresas  //  3 Comentários

logobaixo.gifFiz algumas perguntas para o microempresário Roberto Machado, proprietário da DoceShop, uma loja de atacado e varejo de doces para a região de Ribeirão Preto-SP.

Ele está entusiasmado com o blog recém-criado (a apenas 3 meses), e nos aponta, na entrevista a seguir, os benefícios que já encontrou e qual é o seu plano de curto e médio prazo para o blog.

Como surgiu a idéia de criar um blog?

Foi uma reportagem sobre blogs que li numa revista, e sobre como blogueiros famosos estão obtendo lucro com eles. Eu tenho fascinação por empreendimentos diferentes que estão ligados, podendo assim compartilhar o mesmo foco. Percebi que um blog poderia responder bem a várias questões pertinentes a minha empresa, além de correr o “risco” de no futuro tornar-se ele próprio uma nova fonte de receita. Porém, não é esse o objetivo, esperamos que seja apenas uma reação natural. Você pode notar que não há nehum tipo de anúncio nele, e ainda vamos demorar para colocar.

Quais são seus objetivos com este blog?

Minha empresa vende doces no atacado e no varejo. O objetivo é ajudar o cliente do atacado, as pequenas empresas, com informações úteis de como melhorar seu empreendimento, trocar idéias, ajuda-los a encontrar um local para não esquecerem das boas práticas de gestão ou de simplesmente aprender. Já fazíamos isso conversando pessoalmente e através do meu sistema de cobrança. Fiquei surpreso quando percebi que uma parte dos clientes inadimplentes estavam na verdade sofrendo de falta de organização, já que pagavam suas contas, mas atrasadas e com multa. O problema deles não estava na falta de caixa e sim na gestão.

Nosso site também tem visitação de clientes do varejo, gente jovem. Eu comecei a empreender com 14 anos, vendendo pipas, e achei que também poderia incentivar o aparecimento de novos empreendedores. Mostrar como é interessante, que é possível aprender cidadania, fazer amizades, adquirir conhecimento e crescimento pessoal empreendendo. Então porque não aproveitar esse conhecimento no blog para aumentar a área de atuação? Foi o que fizemos. É uma ação saudável para todos.

O que você está fazendo para alcançar este objetivo?

Lendo outros blogs. Afinal, pelo que aprendi até agora, blog é pra isso. Ler, comentar e linkar. Fiquei surpreso com a qualidade das informações que é possível encontrar em alguns blogs. Estou seguindo as pegadas dos blogueiros que atingiram grande visitação e aprendendo com as informações que eles disponibilizam. Vou acrescentando as que acho que vão fazer alguma diferença e o que ainda não li em lugar nenhum, um pouco de improvisação. Estamos refazendo todo o site para ficar integrado ao blog. Por enquanto eu apenas coloquei tudo para funcionar com o mínimo de qualidade visual e usabilidade. Vamos melhorando de acordo com que aumentam os acessos.

Que resultados já foram obtidos com o blog?

Meu blog é recente e os resultados já começam a aparecer. Estou recebendo muitos contatos por e-mail e fazendo novos amigos. Pessoas pedindo temas para colocar no blog, e isso é muito legal, afinal uma boa rede contatos também é patrimônio. Alguns clientes comentaram sobre o blog no nosso televendas. A reação tem sido muito boa e a abre margem para muitos ganchos para trabalhar. Internet e blogs parecem ter nascido um para o outro e somando criatividade, vontade e perseverança, não há limites.

3 Comentários

  • Adorei a abelinha. ;p

  • [...] Sempre achei que Blogs não passavam de diários digitais de adolescentes, até que um dia, lendo a revista Época cheguei a uma pequena nota sobre um blogueiro famoso que tinha transformado seu blog em um empreendimento. A partir daí comecei a ler e aprender sobre blogs, até que encontrei o Blog corporativo do Fábio Cripriani que foi muito gentil em publicar uma entrevista feita pelo e-mail. Com o livro Blog Corporativo vislumbrei grandes possibilidades e alguns riscos muito bem relatados e ilustrados. [...]

  • Tanho uma loja de roupas e gostaria de fazer um blog. Como proceder ???? parabéns
    michel

Escreva um comentário