Mão na massa
Muitos dos leitores de Serendipidade conhecem o Springwise – um blog que busca apontar inovações em diversas áreas relacionadas a produtos, serviços e relacionamento.
Todo mundo está farto de saber que a distância entre uma empresa e seus clientes já quase não existe mais. Essa “união” trouxe uma nova série de possíveis vantagens e desvantagens para ambas as partes. Pelo menos do lado da empresa, o que pode abrir novos horizontes em pesquisa e desenvolvimento pode, por outro lado, prejudicar na imagem perante uma comunidade de consumidores insatisfeitos que reverberam a situação no mundo on-line.
Enquanto tem um monte de empresa perdendo os cabelos tentando encontrar uma forma de se conectar eficientemente com seus clientes, alguns aproveitam o desejo dessa massa ansiosa por comunicação para dar a eles o que eles estão pedindo: meter a mão no produto ou serviço – no matter what.
Pegando emprestado dois websites apresentados pelo Springwise para ilustrar o que digo:
- Customer Service – A empresa não atende você? Você tem dúvidas de como usar o Twitter, Facebook ou qualquer outra coisa? Deixe sua mensagem que os próprios usuários te ajudarão. Esse é o Satisfaction. Desdobrar para produtos físicos não está tão longe.
- Melhorias no produto – Esse aqui é Holandês. Se o design ou a funcionalidade de um produto não te satisfaz e você sabe como resolver a parada, você pode botar a boca no trombone e dizer como poderia ser melhor. Essa é a proposta do RedesignMe!
- Outros exemplos: O povo ajudando a fazer um filme, desenhar um logo, ajudando uma banda lançar um disco, plantar oliveiras, fazer vinho, fabricar whisky, ajudando quem precisa, criando eletrônicos, e assim por diante…