12 razões de porque as empresas não blogam

nov 6, 2006   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  8 Comentários

1 – Você não entende porque você necessitaria de um blog corporativo. Nem o seu Presidente.

Há várias razões para você considerar um blog corporativo. Vocês conhecem a importância do Google nos seus negócios? Blogar = Se posicionar bem ferramentas de busca. Diga isso ao seu presidente.

2 – Você é o presidente. E você não irá permitir seus funcionários blogarem.

Porque não? Você precisa de uma política e normas de uso sobre blogs. Devem existir limites, mas forçar seus funcionários a não blogar pode ser demais, até porque muitos deles já devem estar blogando por fora da empresa.

3 – Você acha arriscado deixar seus empregados escreverem seus posts.

Se você estabelecer o assunto, a idéia do conteúdo, as regras básicas, seus empregados serão capazes de se sair bem. Se algum deles não segue as regras, mais cedo ou mais tarde ele iria ser um ex-funcionário de qualquer maneira. Encontre um blogueiro principal e passe a moderar os posts por amostragem. Lance o blog internamente por 1 mês ou 2 antes de abrir para público.

Se você vai contar detalhes da empresa que merecem ser conhecidos pelo mercado, deixe alguém mais próximo da tarefa fazer os posts, passar toda a tarefa para departamentos ou agências de comunicação pode deixar o post menos interessante.

4 – Sua agência de RP acha o blog uma má escolha.

Faça algumas perguntas a eles: Pergunte como o Google funciona, pergunte sobre RSS, peça dicas de como escrever textos, pergunte como blogar pode ser ruim tendo tudo isso em mente. Verifique se sua agência realmente tem conhecimento sobre blogs antes de acatar a decisão.

5 – Você mencionou sua intenção para o pessoal de IT. Agora está na agenda de futuros desenvolvimentos.

Quando pensamos em internet, é melhor confiar nos profissionais de marketing ou de gestão. Eles são quem dão as regras e o objetivo do blog.

6 – Você não sabe ainda quem irá contribuir no blog, ou o que você irá abordar nele.

Não adianta assumir toda a responsabilidade, você precisa dividir a tarefa com alguem que possa se dedicar mais tempo. Blog é um investimento em RP e posicionamento (no mercado e em ferramentas de busca), eles dá visibilidade à empresa, solidifica uma comunidade, humaniza a empresa. Lembre-se que nem todo blog corporativo precisa ser sobre seus negócios (veja meu livro).

7 – Você não consegue ver os benefícios sejam lá quais forem. Deve ser uma completa perda de tempo.

Sempre existem exceções. O blog pode não ser perfeito para todas companhias.

8 – Você não vê nenhum retorno ao investimento.

O blog deve ser visto sob o ponto de vista das conseqüências. Quanto vale ter clientes satisfeitos e falando bem da sua empresa ao longo de páginas e páginas na internet? Como uma maior fidelização de clientes ou aumento na participação por propaganda boca-a-boca pode não ser um tipo de retorno? Nem tudo é retorno financeiro.

Mas ele existe, porque as conseqüências citadas acima certamente irão afetar positivamente suas receitas.

Que tal olhar o retorno sobre riscos?

Se os clientes que vão interagir com a empresa ajudarem desenvolver novos produtos e serviços, eles serão seus principais consumidores e agentes de marketing.

9 – Você não tem idéia de como montar um blog.

É muito fácil. Você pode hospedar em um servidor web alugado (usando WordPress, MovableType), or hospedar em serviços próprios para isso (usando Typepad, Blogger).

10 – Você acha que o blog é só uma moda passageira.

Claro que é, você tem toda a razão…

11 – Você considera que o que funciona nos Estados Unidos não irá funcionar aqui, pois lá eles possuem um ambiente completamente diferente.

Não importa o local do seu mercado, a internet está cada vez mais presente e cada vez com mais usuários, posicionar-se bem nesta infinidade de possibilidades é essencial (e o blog ajuda bastante). Além disso, usuários estão, com a ajuda da internet, mais exigentes e antecipados, você não pode ficar fora dessa. Dê visibilidade para sua empresa.

12 – Você acha que blogar não vai dar certo para seu tipo de negócios.

Você pode estar certo. Mas ao menos tente saber os benefícios antes de atirar esta moeda. Lembre-se que você não precisa falar exclusivamente sobre o que você faz ou vende, ninguém quer saber se você comprou uma impressora nova que faz um barulho irritante. Eles (sua audiência) se importa com coisas que eles mesmos querem ler, querem saber mais sobre assuntos que circundam seu métier.

Fonte: e-consultancy e algumas poucas das muitas idéias presentes no meu livro.

8 Comentários

  • [...] 12 raz

  • Vc leu a mensagem q eu deixei???Por favor, me ajuda, vai!! Preciso de 4 exemplos de blogs de empresas Brasileiras que existem para “melhorar o relacionamento com os os cliente e fortalecer sua imagem”, como posicionamento, para imagem da empresa mesmo….mas tem que ser do Brasil….
    É importante! Espero resposta, até se for não sei, ok???????? Pleaseeee…. Valeuuuuuu!!!!

  • [...] ONE41 Gadgets Para converter um site para modo texto, IYHY. 12 razões de porque as empresas não blogam, por Fábio Cipriani. 24 hours against Internet censorship, http://www.rsf.org/. Blogar afinal vale mesmo a pena, o Ryan e a Gabriella que o digam. O novo iPod desmantado, as agora célebres fotos depois de qualquer gadget sair. A «Cemig coloca à venda a vila da Hidrelétrica de Jaguara», via [20Minutos]. [...]

  • Realmente, estudando muito sobre isso percebi o quanto as empresas brasileiras podem ganhar com isso. A empresa que começar já, sairá ganhando e na frente de seus concorrentes.

  • Caro Fábio, um blog na corporação, pode trazer problemas para o clima organizacional? Penso que há de ter regras bem claras. É normal nos blogs corporativos ter grenciamento de conteúdo dos comentários (examina-se depois publica-se)?

  • Fabio,

    Parabens pelo seu blog e o pioneirismo no assunto ai no Brasil!

    Tambem a traducao/adaptacao do nosso ‘The 12 reasons why UK businesses don’t blog’

    De uma olhadinha:
    (http://www.e-consultancy.com/news-blog/362078/e–consultancy-continuing-to-reach-a-global-audience.html)

    • Olá Lú!

      É a Camila. Te achei por aqui.

      bjs

      me escreve, liga, manda seu msn… aparece.

  • [...] VIA Z ONE41 Gadgets Para converter um site para modo texto, IYHY. 12 razões de porque as empresas não blogam, por Fábio Cipriani. 24 hours against Internet censorship, http://www.rsf.org/. Blogar afinal vale mesmo a pena, o Ryan e a Gabriella que o digam. O novo iPod desmantado, as agora célebres fotos depois de qualquer gadget sair. A «Cemig coloca à venda a vila da Hidrelétrica de Jaguara», via [20Minutos]. [...]

Escreva um comentário