Comportamento dos consumidores – "quero" versus "deveria"
A Harvard Business School conduziu um estudo sobre o comportamento dos consumidores no momento da compra de bens ou serviços. O estudo foi conduzido por Katy Milkman e Todd Rogers em conjunto com o Professor Max Bazerman.
É como se tivéssemos um anjo e um diabo falando no nosso ouvido, como aqueles que vemos em desenhos animados. Algo do tipo “Eu quero comprar isso mas eu deveria comprar aquilo”.
O estudo concluiu que as pessoas se comportam como se existisse multiplas personalidades com interesses conflitantes – batizados de “want-self” contra o “should-self” (ou “personalidade quero” contra “personalidade deveria”).
O want-self clama por gratificação instantânea, enquanto que o should-self olha os interesses em mais longo prazo.
Testemunho de uma blogueira recém-contratada
Ontem mencionei o mais recente blog corporativo da Natura. Entrei em contato com a sua blogueira, Luciana Soldi Bullara, e perguntei a ela como foi o processo de transformação de “blogueira entusiasta” para “blogueira oficial“. A julgar pelo tamanho da história que ela escreveu, eu a categorizo como “blogueira oficial entusiasta“.
É um ótimo exemplo de como encontrar um blogueiro para sua empresa. Ainda não descobri se rola um salário ou é “advocacia da marca” pura mesmo. Ela recebe um pagamento pelo trabalho.
Sempre gostei muito dos produtos Natura e sempre admirei muito a postura e filosofia da empresa. No ano passado, me deu vontade e resolvi ser Consultora. Com essa aproximação maior que tive com o universo da Natura, passei a admirar mais ainda produtos/empresa, me deu um estalo e achei que o conceito ‘bem estar bem’ poderia render a produção de um conteúdo variado, rico e importante para a nossa realidade de hoje, onde falta qualidade de vida e sobram atitudes que prejudicam nossa vida no planeta. E melhor ainda se eu pudesse usar o poder de um blog para disseminá-lo.
Desde o início (Fev/2007), bloguei com vontade, sem esperar nada, nem audiência, nem reconhecimento. Dizia a mim mesma, em finais de semana ensolarados em frente ao computador, que o tempo despendido em blogar fazia me sentir melhor por fazer algo que agregava, mesmo se o blog não passasse de um repositório de informações legais pra mim mesma, na tentativa fracassada de disseminá-las por aí.
Está certo que o meu conhecimento técnico sobre web e blogs ajudou muito e fez com que o meu blog tenha uma audiência considerável e um ótimo pagerank em ferramentas de busca. Isso de certa forma chamou a atenção da Natura, além do fato de que o meu blog se diferenciava de todos os blogs de outras consultoras Natura por não se focar na venda de produtos e na atividade de consultoria, e sim em conteúdo. Daí, até onde me foi dito pela própria Natura, bastou o meu blog ser citado por um consultor de web contratado por eles como exemplo de blog e eles resolveram entrar em contato comigo com a idéia de um blog para a Campanha Chronos 2007.
O mais legal de tudo é que eu apenas tenho uma limitação de assuntos, pois o tema central do blog da campanha é bem específico. Fora isso, tenho liberdade editorial total para criar os textos e inserir imagens (com cuidado para não infringir direitos autorais, claro) do meu jeito, com o meu toque pessoal, pois uma preocupação grande da Natura era manter o caráter genuíno de uma comunicação de consultora para consultora, sem interferências da empresa neste sentido. Eles queriam um blog feito por uma consultora, e não um canal de comunicação da Natura com suas consultoras. E é assim que a coisa está acontecendo na prática e fico muito feliz por mais uma atitude acertada da Natura.
Coorporativamente falando, a meu ver, temos um ponto muito importante nesta história toda, que só consigo enxergar agora: para a Natura, a Luciana, dona do blog movimento_natura é o que chamamos de uma ‘advogada da marca’, por pleno livre arbítrio e boa vontade e sabe disseminar isso de maneira efetiva pela web. O fato é que agora vejo um momento que pode ser um divisor de águas – o momento em que a marca entra em contato com este ‘advogado da marca’ por quaisquer motivos. Essa interação entre marca e advogado da marca pode ser uma experiência morna, que não altera a percepção da marca para esta pessoa. Pode, por outro lado, ser uma experiência excitante, que eleva a percepção da marca a outro patamar, ou também, pode ser até uma experiência frustrante, o que pode fazer com que qualquer advogado da marca passe do dia para a noite para o lado indesejado.
Com a natureza que a internet possui e as ferramentas facilitadoras aí disponíveis, as experiências frustrantes de advogados de uma marca podem ter um peso muito negativo. Por outro lado, quando a percepção se eleva positivamente, não existe budget corporativo que pague isso. É muito importante um esforço da marca no sentido de manter e sempre melhorar essa percepção.
Redes sociais e oportunidades de negócio para empresas, investidores e consultores empresariais

Estou disponibilizando aqui e no SlideShare uma apresentação que fiz para alguns empresários, investidores e consultores de empresas.
A apresentação é uma atualização de uma apresentação anterior que fiz na USP São Carlos no ano passado. Só que desta vez abordei oportunidades das comunidades e do mercado em torno dela – investimentos e operações de M&A (Mergers and acquisitions).
Download aqui (PDF)
Blog da Natura Chronos
A Natura colocou no ar no último dia 14 de agosto o Blog da Campanha 2007 do Chronos. Aparentemente este blog surgiu de uma forma bastante interessante, motivado por uma consultora de vendas blogueira.
O blog Movimento Natura é de autoria de Luciana Soldi Bullara, uma Consultora Natura que desde o início do ano publica posts sobre a empresa e seus entornos. Nesse blog ela declara não ter qualquer ligação com a empresa e ser completamente independente.
Porém, no momento que a Natura lançou o blog, a consultora passou a ser a autora dos posts e publicar seus textos também do lado “oficial” da coisa.
O Blog da Campanha 2007 do Chronos é voltado para o público em geral, porém foca seus textos e ações nos demais Consultores Natura espalhados pelo Brasil no intuito de auxiliar a incrementar as vendas e relacionamento com clientes finais. E nada melhor que uma consultora-publicitária para conduzir a iniciativa:
“Convidamos uma consultora para conduzir esse blog porque queremos criar um espaço genuíno de discussão. Um bate-papo informal de consultor para consultor.”
O blog é uma grande iniciativa para a blogosfera corporativa brasileira.
Empresas relacionadas com moda e beleza costumam explorar bastante a blogosfera. Nos Estados Unidos a Avon estimula, há bastante tempo, que suas consultoras a preparem blogs para alavancar vendas, sendo o Beauty Dish o mais popular deles. No Brasil também existem consultoras da Avon blogando, e mesmo consultoras que vendem Avon e Natura. Outros blogs relacionados são da Dior, Procter & Gamble, entre outros.
Blog Corporativo na RádioFIA
Começou hoje dia 14 a divulgação da série de entrevistas que concedi ao portal de podcasts da Fundação Instituto de Administração – a RádioFIA. Fui entrevistado para o canal “Sala de visitas”.
Faça download da entrevista:
Leituras interessantes
No meu outro blog eu costumo publicar periodicamente algumas sugestões de leituras interessantes para descobrir um pouco mais do mundo. Hoje vou fazer o mesmo aqui. Reuní três artigos de alto gabarito para exercitar um conhecimento importante para as empresas hoje em dia.
How companies can make the most of user-generated content | The McKinsey Quarterly
No artigo são discutidas maneiras de aproveitar os usuários para gerar receitas.
Repurposing the Corporate Blog to Reach Green Influentials | Marketing Green
Elucubrações sobre o tema meio-ambiente abordado por blogs corporativos para atingir resultados de marketing
PR Disasters Lurk in Web 2.0 Chicanery | Roger Dooley
O que as companhias devem fazer para evitar disastres de Relações Públicas com a Web 2.0.
Leituras que valem a pena #22
Desde abril que eu não publicava nada na série Leituras. Aí vai.
The Encyclopedia of Business Cliches | Seth Godin
Seth preparou uma lista de clichês usados no mundo dos negócios para que os próprios leitores votem nos “piores” clichês
The Right Way to Use Web 2.0 | BusinessWeek
Especialistas avaliam a web 2.0 e maneiras de explorá-la com eficiência.
100 Websites You Should Know and Use | TED Blog
No âmbito da inovação o blog da TED nos trouxe uma lista interessante de websites que devemos conhecer e usar.
Nem só de monetização vive o blogueiro
A frase acima é verdadeira e acredito que 100% dos demais blogueiros provavelmente concorda comigo. O problema é que parece que a mídia só percebe isso (ou é isso que ajuda a notícia se vender). Parece que o BlogCamp só discutiu monetização (não sei se isso é verdade porque eu não fui, mas a mídia só está falando disso e do Estadão). E o pior problema é que qualquer um que não conhece blogs acha que a finalidade é somente essa.
Essa semana me perguntaram se eu escrevo um blog para tentar ganhar dinheiro. No fundo eu diria que sim, mas por meio de relacionamentos e geração de oportunidades de negócio porque afinal de contas eu escrevi um livro por causa deles (os blogs). Não pelo uso de ferramentas X ou Y ou vendendo a minha capacidade de liderar, influenciar ou atrair leitores para terceiros.
Não sou contra a profissão blogueiro, mas acho que tem muita gente gerando informação desnecessária poluindo (e isso já se é sabido há bastante tempo) a internet.
O leque blog é amplo e dentro dele existem diversos nichos de atuação. Sei lá, só quis escrever isso para o caso de algum marinheiro de primeira viagem passe por aqui.
BlogCamp
Me inscrevi no BlogCamp mas não conseguirei estar presente por motivos pessoais. Quem sabe no próximo. Uma pena.
Bom encontro a todos!
Blog do presidente da GM Brasil
Esses blogs de CEO internos só são descobertos quando aparece alguma notícia na mídia. Desta vez descobri que o presidente da GM Brasil mantém um blog interno para estabelecer diálogos com seus colaboradores. Retirei o trecho abaixo integralmente do Blog da Sandra da revista Info.
Há vários meses o presidente da GM no Brasil, Ray Young, escreve um blog para o pessoal da própria empresa. Parece mais do que um esforço oco de endomarketing, ou de puro marketing para efeito externo, e um esforço real de comunicação.
Por quê? Há 5 méritos importantes no blog:
1 – É o próprio presidente que escreve o blog, uma vez por semana. A única pessoa que põe a mão no texto é a secretária, e só para efeitos ortográficos e gramaticais. Canadense, ele já fala português, mas evidentemente não pode ter um domínio machadiano da língua.
2 – O blog está aberto a comentários de todo mundo na GM, de fato. Às 4 da manhã, de acordo os turnos do chão de fábrica, já aparecem textos dos funcionários no blog.
3 – Os funcionários, de fato, são ouvidos. Suas intervenções dão origens a e-mails do presidente para os executivos da GM, inclusive em horários totalmente fora do expediente. Recentemente, o desconto da fábrica para compra de carros pelos próprios funcionários aumentou 50%, para atender a queixas colocadas no blog, a despeito de pesquisas convencionais que não indicavam a necessidade do aumento do desconto.
4 – O blog surgiu no momento certo, quando se fez necessário, sem morar nas gavetas dos executivos por meses ou anos, como muitas vezes acontece em tantas empresas. Teve de ser montado e construído em 15 dias, o que para um ciclo de contratação, desenvolvimento e aprovação de uma grande montadora é de uma agilidade totalmente fora da curva.
5 – O blog é de Ray Young, presidente da GM, e não da presidência da GM. Ele se põe pessoalmente em seu blog – compartilhando inclusive fatos dolorosos como doenças em família.




