Teoria da motivação
Douglas McGregor criou nos anos 60 duas teorias para explicar a motivação de funcionários nas empresas. A teoria X e a teoria Y. Ele acreditava que as empresas se encaixavam em uma ou outra das abordagens.
Na teoria X:
- Funcionários – são fundamentalmente preguiçosos e vão tentar escapar do trabalho se puderem. Pouca ambição. Precisam ser supervisionados de perto;
- Gerentes – acreditam que sempre deve haver um culpado. Não confiam em nenhum funcionário e ficam em cima o tempo todo. Autoritários.
Na teoria Y:
- Funcionários – podem ser ambiciosos, motivados, chamam responsabilidade. Têm vontade de serem criativos e progressivos;
- Gerentes – acreditam que as pessoas querem fazer bem feito e que algo criativo pode fluir deles. Tentam remover as barreiras que impedem o bom desempenho de seus funcionários.
É meio que um otimista e um pessimista. O fato é que, dependendo da posição que um profissional assuma, mais ou menos deverá ser investido em possíveis recompensas por desempenho.
Na minha opinião, independente da motivação ser X ou Y, uma estratégia ganha-ganha é sempre mais benéfica para a empresa. Ou seja, ter políticas de participações nos lucros gordas e pagar bem é valorizar seu corpo de funcionários e colher frutos vindouros muito mais saborosos. Será? Acredito nisso devido ao átomo social (tem um livro sobre isso). Vou tentar evoluir algo quando eu terminar (já estou quase terminando).
Eu tenho funcionario X e Y na minha equipe… Acho que sou o gerente Y, pelo menos a maior parte do tempo…
Essa teoria é interresante. Vou comentar sobre ela na proxima reunião com a equipe.
Um Y gerenciando uma equipe de Xzes deve ter um resultado interessante porque são muito diferentes. Me conte o que rolar nessa reunião.
ola, estava passando e achei interessante sobre as teorias…
Mais a questão é que tenho um trabalho que me pedi pra ser um gestor de uma empresa que está embasada nas propostas da teoria X e depois um gestor da teoria Y, você está recebendo um novo assistente administrativo e deve orienta-lo com relação aos seguintes aspectos:
- horários,
- tarefas,
- processo decisorial na empresa e
- formas de motivação dos funcionários.
OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA..
KELLEY
[...] voltando ao assunto, quando falei sobre as teorias de motivação X e Y, ainda não imaginava que a coisa toda era mais complexa que [...]