Sobrevivendo na era do conteúdo infinito
É uma inundação de informação na rede hoje em dia. Tem horas que olho para minha lista de feeds e imagino que não existe cérebro humano capaz de absorver tamanha quantidade de dados. É aterrador. Por muitas vezes é inevitável não se sentir medíocre, pequeno, ou pior, ignorante.
Existem 3 possíveis atitudes: ou afundamos, ou nadamos, ou construímos um barco.
- Afundando significa tentar absorver tudo ao mesmo tempo e não sair do buraco. Quando se está num buraco o fluxo de informação entra como uma cachoeira. Bloqueia a saída. Para evoluirmos precisamos transmitir mensagens também. Comece por ignorar parte do exagero, não vai te fazer falta e vai te dar fôlego para reagir.
- Nadar é algo que gosto de fazer. É navegar na imensidão da informação em busca de títulos interessantes ou mesmo abrir artigos sorteados para ver se o achado oferece um pouco de serendipidade. Não é legal se esticar muito nessa prática porque, apesar de divertida, oferece uma armadilha de viver perdido em sonhos. Na verdade, no sonho de que boas idéias virão sem esforço.
- Fazer um barco é a melhor opção mas é a mais complicada. Somente a combinação da estratégia correta e ferramentas especializadas podem ajudar nesse caso. Fazer um barco é o que as empresas da web estão tentando fazer hoje em dia para facilitar o trabalho de muitos nadadores e náufragos. Fazer um barco é o que enriqueceu muitos dos grandes nomes da internet hoje. Fazer um barco é a linha que separa aqueles que conseguem bons insights da rede daqueles que apenas a usam como entretenimento. Lembre-se: se você tem um barco você pode cobrar para transportar passageiros.
E então? Qual vai ser a sua escolha?
Parabens pelo post .. muito criatvo a ligação entre
nossa vida e a internet .. é isso mesmo !!
flws vlws
é nozes
Muito bacana o post! Fizemos uma provocação há pouco tempo sobre essa questão e o tempo. Muito legal se você poder dar sua opinião. (http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=118&tipo=R)
Muito bacana o post! Podemos falar sobre isso também no chat. Um abraço e parabéns pelo blog.