Twitter mania – e o que a sua empresa tem haver com isso?

out 30, 2007   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  10 Comentários

O Twitter é um negócio que pegou no meio dos mais plugados na rede. Um SMS aberto ao público em uma página web, disponível para qualquer curioso. Você tem a impressão de poder ver o que está acontecendo em um determinado momento, mas o que isso agrega para você? (o que se aproveita de 140 caracteres? um link? uma idéia? spam?).

Tenho sérias dúvidas de como uma empresa poderia USAR o Twitter para alguma coisa frutuosa. Além disso, tudo o que é postado ali, fica ali, no servidor de uma empresa em algum canto do mundo, e não nos seus domínios (como um blog).

Dois usos reconhecidos até o momento:

1 – Coberturas ao vivo de qualquer tipo de evento;
2 – Marketing inócuo vazio (sem alvo, conteúdo, nem resposta para mensurar retorno);

Agora, no âmbito MONITORAR o Twitter para ver o que estão falando da sua empresa, é super trendy. Tem até ferramentas para isso: Tweet Volume e Twitter Traking são algumas delas.

E com vocês um produto novo que vai desbancar o Twitter:

Bloggitter – Crie um blog e publique apenas mensagens de 141 caracteres. É mais seguro, dá mais retorno (anúncios e posicionamento no Google), tem RSS e tem 1 caractere a mais que o Twitter, MUITO MAIS CONTEÚDO!

10 Comentários

  • A meu ver, o mais bacana no twitter é o portfólio de mentes criadoras de idéias. veja, não um portfólio de idéias, mas de mentes criadoras de idéias. Então, se soubermos escolher bem quem ‘seguimos’, e conseguir abstrair essas idéias constantemente geradas para nossas necessidades, elevaríamos a utilidade potencialmente.

  • FAbio,
    saiu a reportagem na qual tb te entrevistei para a Computerworld. O link http://computerworld.uol.com.br/gestao/2007/11/05/idgnoticia.2007-11-01.0621025956/paginador/pagina_3

    abs.

  • Olá Fábio,

    Tenho uma visão muito similar à sua sobre o Twitter. Me cadastrei, comecei a usar, mas não encontrei um uso realmente prático para ele.

    Fora os usos que você citou, acho que as empresas poderiam usar o Twitter para gerar buzz por enquanto (como aconteceu com o Second Life).

    Claro que muitas pessoas gostaram do serviço, mas acredito que o sucesso será temporário ou bastante limitado, a menos que evolua e se integre melhor com outras ferramentas.

    Abraços!

    • Acho ainda um pouco cedo para afirmar com certeza que o Twitter está condenado. Ele é uma febre fora do Brasil mesmo antes de ser febre aqui. Deve ter algo que estamos perdendo, ou algo que não temos na nossa característica pessoal.

      Filosofias à parte, continuo sendo avesso pois em matéria de business, os blogs ainda mandam.

      Abraços.

  • Fábio,

    Outro profissional cita exemplos de aplicações do Twitter em

    http://www.cocadaboa.com/2007/10/o_que_estou_buscando.php

    Norton.

  • [...] me vejo na situação de que preciso tentar usar o Twitter para ver na pele o que acontece. Como não sou empresa, talvez exista no fundo alguma coisa que posso aproveitar dali. Vou experimentar por alguns meses e [...]

  • Não é bem assim, minha gente.
    Vejam o caso de #Doritos5Kg

    São vários os exemplos de uso do Twitter para disseminação de marcas e idéias.

    É preciso levar em conta que se trata de um seeding de nicho, focado em alguns agentes de valor.

    Sobre as ferramentas do Twitter são dezenas e várias permitem monitoramento. #ficadica

  • Olá Fábio, acho que o artigo já pode ser revisto, muitas empresas já encontraram belos usos para a ferramenta.

    Abraços!

    • Você está certo. Mas até que ponto esse uso gera real valor para elas ou é só uma iniciativa para acompanhar a onda? Sei um ou duas respostas, mas ainda acho que a maioria não. O que você acha?

  • Com certeza a maioria das empresas que está no twitter não sabe nem o que está fazendo lá, muitas vezes está até piorando a imagem da mesma.

    Porém, também vejo vários cases que geraram real valor para a empresa como o da Dell, Tecnisa, Philips, JetBlue e até mesmo daquela padaria simples que avisava via Twitter quando saia uma nova fornada.

    Mas essas realmente são as excessões, a maioria está indo no hype do momento mesmo.

    Abraços!

Escreva um comentário