Primeiro do ano… reflexão sobre ser blogueiro e sobreviver na selva

jan 9, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  7 Comentários

Vamos pensar na palavra “monetização” e traduzir o que ela significa para o universo dos blogs: oportunidade!

Pela primeira vez, desde o lançamento do meu livro em Maio de 2006, a minha renda mensal correspondente aos anúncios nos meus blogs passou a renda mensal de direitos autorais do livro. Intrigante. Ainda quando pensamos que é natural a renda de direitos autorais diminuir proporcionalmente ao tempo passado pós-publicação, esse ano minha renda foi constante o suficiente para comparar com a renda dos anúncios.

Trocando em miúdos: escrever um blog pode ser mais rentável que escrever um livro.

Lógico que o apelo intelectual do livro ainda é superior, mas como alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém*, talvez blogar suas idéias ao invés de escrever um artigo traga mais resultados. Para aqueles blogs que não aproveitam o espaço aberto pelas empresas para divulgar anúncios ainda resta uma esperança: além da receita de anúncios ter passado a receita do meu livro, o número de leitores do meu blog é bem superior ao número de livros vendidos.

* Valeu Legião Urbana! 

7 Comentários

  • E olha que você não é agresivo na publicidade como muitos blogs são. Um grande abraço,

  • Quando leio sobre monetização me vêm a cabeça as manobras escusas que alguns probloggers costumam usar para aumentar o tráfego e o índice de cliks. Sem contar as que levam o blog para o topo das listas dos buscadores, como o Google. É esperteza, mas chula.

    Li um texto do blog “Templates Novo Blogger” que complementaria muito bem esse teu texto daqui.

  • Fábio, que comentário mais intrigante! No entanto, você tem toda a razão. Seria esse um indício da migração do interesse das pessoas dos livros para a mídia digital? Ou será que as grandes empresas estão conseguindo profissionalizar os programas de afiliados (de monetização)? Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com).

    • Um pouco de cada, acredito.

      Mas afirmo que as empresas que publicam os anúncios, como é o caso do Google, ganham rios de dinheiro com isso. A monetização é, de longe, a renda mais fácil de se conseguir na rede em todos os sentidos (pra quem anuncia e para quem é anunciado).

      Abraços!

  • [...] do que um livro!” Sim, essa é a conclusão a que chegou Fábio Cipriani, autor do blog e livro de igual título “Blog [...]

  • [...] escritor e consultor de blog Fábio Cipriani já concluiu que escrever um blog pode vir mesmo a ser mais lucrat…. Ele fez as contas e conluiu que a receita dos seus blogs é maior que o que recebe de direitos [...]

  • [...] Vamos lá: blog é uma ferramenta de publicação pessoal, surgida na segunda metade dos anos 1990 e que, depois deter sido uma febre entre adolescentes, conquistou o jornalistas e demais profissionais de comunicação. Hoje é o assunto do momento também no mundo dos negócios. [...]

Escreva um comentário