Quem devia liderar a revolução da comunicação nas empresas?

mar 13, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  6 Comentários

academeblogs.jpgJornalistas, Agências de propaganda e marketing ou as próprias empresas?

Na maioria dos eventos relacionados a web 2.0, blogs vs. mídia ou comunidades virtuais e que se preocupam com a temática corporativa ou impactos na forma de se fazer negócios, sempre temos blogueiros dando dicas e opinando, jornalistas debatendo o tema, profissionais de comunicação dando o tom da conversa e raramente empresas apresentando casos concretos ou ajudando construir conhecimento no assunto discutido.

Acho isso muito sério. Entendo que leva algum tempo para que as empresas absorvam idéias revolucionárias ou novas formas de gestão que acadêmicos ou especialistas no assunto desenvolvem, mas no caso específico da comunicação com o cliente na nova era da web 2.0, a teoria se desenvolve principalmente na prática. Afinal de contas é errando que se aprende. E é por conta de poucos visionários que se arriscaram que muitas das invenções da humanidade deram certo.

As empresas deveriam assumir a linha de frente nessas discussões. Elas são as maiores interessadas e não deveriam estar sentadas assistindo o debate de partes que podem não ter o ponto de vista para captar o que se passa dentro das organizações. Uma empresa no meio e a figura muda de sentido.

O maior problema no entanto é a falta de conhecimento ou o analfabetismo digital que os míopes líderes empresariais possuem. Porém, mesmo cego, estar imerso na batalha é simplesmente melhor que não lutar. Os blogs podem continuar brigando com a mídia por espaço, mas quando esses dois forem falar de empresas, as empresas devem estar no meio.

6 Comentários

  • [...] Fonte: blogcorporativo [...]

  • Fabio,

    Acho que o problema, sobretudo no Brasil, ainda está na cultura da absoluta maioria das empresas – o medo de utilizar os blogs, dos possíveis impactos negativos!

    Abraços,

    Christiane

    • Certamente Christiane. Por mais “modernas” que muitas empresas possam aparecer, no fundo a gestão é ainda marcada por conceitos do arco da velha..

      O blog nem tem tantos impactos negativos assim…

      Abraços.

    • É verdade Christiane. Por fora, A Comunicação mega moderna, das ultra potências corporativas se gabam por divulgar suas ações de relacionamento e promocionais. ganham prêmios, apresentam cases em eventos. Mas ainda há muito o que caminhar. Também trato com projetos de web 2.0, mas inseridos sempre no planejamento de Comunicação Integrada. Não é simples, mas é questão de criatividade e vontade de mudar.
      São estas motivações que nos fazem profissionais melhores. Só precisamos “encantar” nossos clientes. Não é mesmo?

  • Olá Fabio, sou estudante de Publicidade e Propaganda em Maceió e estou iniciando um TCC sobre blog corporativo. Espero que você possa me ajudar.

  • Excelente post!
    Ele levanta uma questão muito importante acerca da importância da comunicação empresarial, mas a resposta para tal questão não pode ser facilmente encontrada. Talvez uma solução seja a união do jornalismo, das empresas e da propaganda e marketing.

Escreva um comentário