Princípio da Precaução

jun 11, 2008   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  7 Comentários

Ano passado estava falando que a internet é um ruído documentado. Citava o exemplo do uso de telefones celulares e possíveis consequencias para a saúde. Uma hora dizem que celular é inofensivo, na seguinte dizem que é causador de problemas como o câncer. O meu foco desse post anterior era na capacidade de filtrarmos as informações e não acreditarmos em tudo que lemos.

Discutindo com meu pai outro dia, o qual assistiu uma palestra sobre radiações eletromagnéticas e efeitos na saúde, resolvi voltar ao assunto para falar do Princípio da Precaução que ele contou pra mim.

Segundo definição da Comunidade Européia, agimos com precaução quando temos:

  • Casos em que os dados científicos sejam insuficientes, pouco conclusivos ou incertos.
  • Casos em que um exame científico preliminar revele que se pode razoavelmente recear efeitos potencialmente perigosos para o ambiente e para a saúde das pessoas e dos animais bem como para a sanidade vegetal.

No caso dos celulares e demais emissores de ondas eletromagnéticas, a Resolução de Benevento demonstra a decisão de se adotar uma postura precaucionária em relaçao a essa questão.

Só queria adicionar mais uma variável para se pensar a respeito. Especialmente para quem se interessa na tal da vigilância epistêmica.

Princípio da Precaução - bendib.com

Fonte da Imagem (aliás muito bom): Bendib

7 Comentários

  • Olá fábio,

    gostaria de saber a fonte da imagem.

    Obrigado

    • Atualizei o post com a fonte. A fonte estava citada na tag “alt” da imagem (normalmente se vc colocar o ponteiro do mouse em cima, vc consegue ver)… mas anyway.

      bendib.com é o site. Eles fazem ótimos cartoons…

      Abs

      • Só para vc saber, aqui no sistema operacional ubuntu 7.10, browser firefox 2.0.0.14, não funcionou esta ação do mouse sobre a figura viu. Tentei algumas vezes antes de te incomodar.

        Grande abraço.

        • Oi Orlando,

          Espero que tenha conseguido acessar o site do cartoon. Você tem razão, no meu firefox aqui tb não funciona. Só consegui ver o texto clicando com o botão direito na figura e clicando em “Properties”.

          Na verdade, para funcionar como descrevi era preciso preencher a tag “title” além da “alt”. Tente de novo, agora que eu coloquei a tag eu consegui visualizar.

          Abraço

        • Oi Fábio,
          acessei sim, obrigado.
          E agora funcionou.

          Inté

  • Enfim o medo do desconhecido impera. isso faz parte do instinto humano.

  • Ah, gostei da imagem, mas gostaria de entender oq q ta escrito…

Escreva um comentário