Crescimento da blogosfera corporativa brasileira 2008

set 22, 2008   //   por Blog Corporativo   //   Apresentações/Pesquisas  //  12 Comentários

Um ano atrás eu publiquei um post sobre o crescimento da blogosfera brasileira desde o lançamento do meu livro. Hoje eu repito a brincadeira e apresento os resultados aqui no blog.

A fonte dos números é o Blog Corporativo Wiki. Vale ressaltar que certamente existem inúmeros blogs corporativos por aí que não figuram como um dos blogs corporativos na lista do wiki. Se você souber de algum blog e quiser ajudar, é só me mandar uma mensagem que eu terei muito prazer em incluir na lista. De qualquer forma esse é o levantamento mais completo da blogosfera corporativa brasileira.

De Junho de 2006 até hoje os blogs corporativos passaram de 3 para 263, incluindo 14 blogs extintos. Ao longo desse ano eu criei uma nova categoria para classificar os blogs de universidades e escolas em geral, os “Blogs no Ensino”. Muitas outras categorias poderiam ser criadas, especialmente entre os “Blogs de Peq&Med Empresas”. A categoria “Blog Corporativo” ainda poderia ser melhor refinada e somente mostrar aqueles que eu considero os melhores exemplos de blogs corporativos: alguém de dentro da empresa falando abertamente com o mercado e colocando suas próprias e sinceras opiniões na rede. A maioria dos “Blogs de CXOs” têm cumprido muito bem essa tarefa.

O número de blogs corporativos cresceu mais de 300% entre 2007 e 2008, passando de 62 para 263 (incluindo os que deixaram de existir ao longo do ano).

Evolução dos blogs corporativos brasileiros

Desdobrando os blogs pela classificação existente no wiki temos a seguinte tabela:

Tipo de blog # de blogs em 2007 # de blogs em 2008 Crescimento
Blogs de CXOs 5 10 100%
Blogs de CXOs internos 2 4 100%
Blogs de Peq&Med Empresas 28 164 486%
Blogs Corporativos 17 32 88%
Blogs de Campanhas de Mkt 10 26 160%
Blogs no Ensino ND 13 ND
Blogs Extintos ND 14 ND

A distribuição gráfica atual é apresentada pelo gráfico a seguir:

Distribuição dos tipos de blogs corporativos brasileiros

Podemos ver que a tendência é de crescimento sólido no número de empresas que fazem uso dessa ferramenta. Resta saber o tipo de finalidade que se compravará mais duradoura. Entre os blogs extintos (14 blogs), os blogs de campanhas de marketing foram os mais efêmeros (7 blogs), seguidos pelos blogs de pequenas e médias empresas (4 blogs).

Vale incluir que acaba de ser lançado um blog corporativo do banco HSBC, mas como esse post já estava feito você pode somar 1 nos números acima.

12 Comentários

Escreva um comentário