Principais obstáculos para adoção do blog como canal de comunicação

jan 13, 2009   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  10 Comentários

Um update para bater na tecla do que considero os três principais obstáculos que ainda – em pleno 2009! – impedem a utilização do blog como canal de comunicação com os clientes:

  • Falta de informação – Esse é o obstáculo mais velho e que me fez escrever um livro para explicar o que é um blog corporativo. A falta de informação faz com que os executivos não considerem o blog como uma ferramenta que pode trazer benefícios para a companhia. Ou ainda, pode fazer com que o blog seja entendido de maneira completamente equivocada.
  • Dificuldade em comprovar o retorno do investimento – A eterna briga por mais orçamento dos departamentos de marketing tem como pivô a incapacidade de demonstrar em indicadores tangíveis o resultado das ações tomadas (que são na maioria mensuradas apenas por indicadores intangíveis). É preciso converter os benefícios do blog em resultados financeiros. Afinal de contas essa é a linguagem que os tomadores de decisão entendem muito bem.
  • Planejamento deficiente – Os dois obstáculos anteriores inibem um bom plano de ação para colocar o blog em pé. As duas principais perguntas que devem ser respondidas por esse planejamento são: Sua empresa precisa mesmo de um blog? Se sim, como então vender a idéia e quais serão seus objetivos?

10 Comentários

  • Estávamos sentindo falta de novos posts. O segundo ponto é realmente complicado…

  • Isso foi tema de discussão do último Newscamp que fiz com a Ceila Santos. A maioria concordou que a falta de transparência típica tão presente nas empresas – especialmente as brasileiras. Executivos, quando muito, usam o blog como escada dentro da empresa. Ao chegarem onde planejaram, esquecem o propósito do blog. Além disso, documentar o que falam é muito mais complicado e cria muito mais responsabilidade.
    Abraço

    • É como o Obama que se elegeu presidente e abandonou o Twitter. :-) Abraço!

      • É verdade Fábio. Mas creio que isto é uma Cultura Humana, se é que posso dizer assim. Dificilmente terminamos o que começamos, queremos respostas rápidas e retorno garantido, e ainda que é o que ainda existe com relação a mídias webs, o medo de investir no novo.
        Mas o trabalho de profissionais de Comunicação com qualidade, pode inserir estas ferramentas em um contexto de risco aceitável para os senhores do dinheiro nas corporações.

  • [...] Para Cipriani, do Blog Corporativo, a falta de resposta para essa questão pode ser mais por uma falta de preparo na hora do planejamento de ação do que por uma eventual caracterítica intangível das redes sociais, como quer o Blog–corp. [...]

  • Além dos problemas listados, na maioria das vezes, os executivos não tem nenhuma motivação para escrever um blog. E o pior é quando a empresa não dá plena liberdade para que os colaboradores façam comentários. Assim, não tem sentido mesmo propor blog nesses locais.

  • [...] Principais obstáculos para adoção do blog como canal de comunicaç&atilde… – Falta de informação, dificuldade de comprovar retorno do investimento e planejamento deficiente [...]

  • O poder da internet e todas as possiblidades assustam muito e não são levadas em consideração em um mundo que ninguém quer arriscar.

  • Muito vão perder esses que ainda não se atualizaram que a internet veio pra ficar e até substituir as mídias convencionais.

  • Quando tentei criar um blog para a agência que trabalhei, meu chefe não entendeu o propósito. O objetivo era fazer com que todos os funcionários escrevessem sobre temas de interesse próprio para proporcionar troca de conhecimento e experiências. Seria um blog interno. Muitas empresas não ligam para a transparência com os clientes, mas as que se importam e dão atenção ao consumidor, irá ganhar a web.

Escreva um comentário