Quantidade ou Qualidade?

abr 13, 2009   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  8 Comentários

Um dos assuntos mais inúteis em se tratando de mídias sociais é a velha e surrada conversa sobre quantidade de conexões versus qualidade das mesmas. Enquanto que a primeira aumenta suas chances de ser ouvido, aumenta o número de conexões mais efetivamente com o tempo e pode refletir sua reputação, notoriedade ou fama, a outra também pode refletir seu valor, sua capacidade de se conectar e gerar oportunidades e trazer mais resultados positivos das interações com suas conexões segundo seus objetivos.

Releia a última sentença. Inverta os benefícios de cada uma e você terá, de novo, uma frase verdadeira.

Essa discussão é perda de tempo. Se você está usando blogs ou Twitter para se comunicar com o mercado, seja hospitaleiro, responsivo e, principalmente, mantenha o foco no objetivo.

Quantidade tem mais apelação porque é explícita e simples de mensurar. Se seu objetivo for puramente número de leitores/conexões, é bom rever sua estratégia social porque ele pode significar zero em retorno para seus negócios.

Para refletir

8 Comentários

  • Post interessante.

  • E as vezes caimos no erro de valorizar somente a quantidade, número de comentários, número de acessos no blog, número de páginas visitadas, números números. Mas com certeza um fator carrega junto o outro e se complementam. Quem tem qualidade, terá quantidade e quem tem quantidade se esforçará para ter qualidade.

    Abraço

    Mateus d’Ocappuccino.

  • Concordo!

  • Concordo plenamente. A questão é se a pessoa conseguirá manter a qualidade e o foco na quantidade, se conseguir, é sucesso na certa também.

  • Concordo plenamente! O problema é que a maioria das pessoas mede o sucesso de um blog ou twitter pelo número de acessos e seguidores possui. Na verdade, é facílimo ter um número elevadíssimo de seguidores no Twitter, basta começar a seguir pessoas de todos os lados do planeta… Mas o quanto isso é relevante para os seus objetivos? Se você está usando o Twitter para fins de divulgação do seu negócio, será que você está se comunicando com o seu público alvo??
    E para piorar, você acaba tendo que ver posts que não te interessam ;-)

  • O segredo da qualidade VS quantidade está em definir um ponto de equilíbrio com base no objetivo.

    Em outras palavras optar pela qualidade ou quantidade depende do seu objetivo (ou da empresa).

  • muito bom.

  • Post interessante.

Escreva um comentário