Brasileiro
Hoje fui assistir o aclamado filme Argentino El secreto de sus ojos em um cinema em São Paulo. Estreiando neste final de semana, a sala estava cheia, a maioria adultos. O filme é ótimo, cumprimentos ao cinema Argentino. Com uma história envolvente e interessante fica difícil não pregar os olhos na tela e ficar buscando respostas antecipadamente. Mas não vim aqui para falar do filme.
Vim aqui para perguntar qual é a do Brasileiro? Cada vez que os personagens falavam pelotudo, boludo, mierda sempre tinha uns poucos que davam risadas. Concordo que é um jeito diferente de se expressar, haviam momentos de graça, mas não era pra tanto. Até mandei um email para uma amiga argentina e perguntei à minha irmã que morou em Buenos Aires algum tempo se o filme era de fato comédia ou drama. “Normal” foi a resposta.
Quando ainda morava fora eu e minha esposa meio que evitávamos Brasileiros. Nada contra, talvez achávamos que eles pareciam mais bobos lá fora do que aqui dentro. E ainda não conheço outro lugar onde se gosta tanto de andar com a luz vermelha traseira de neblina acesa como aqui. Porém não quero abdicar minha nacionalidade.
Tipos de coisa que penso e quero falar. Relendo o post me vem uma palavra que minha esposa sempre usa para me definir: pignolo!
Pesquisa mídias sociais nas empresas do Brasil
Estou trabalhando em uma pesquisa na Deloitte para mapear o uso de mídias sociais pelas empresas no Brasil. A idéia é capturar informação de empresas de pequeno, médio e grande porte (empresas com faturamento acima de R$5 milhões anuais) e de todos os setores da economia. A pesquisa vai até a próxima semana e o relatório deverá estar pronto para ser divulgado na primeira semana de abril.
Ao participar dessa pesquisa, a empresa receberá, gratuitamente, um relatório com a análise dos resultados consolidados do levantamento. Todos os dados apurados terão tratamento confidencial, sendo tabulados e analisados apenas por profissionais da Deloitte e consolidados com as demais empresas participantes da pesquisa.
Se você conhece alguma empresa que estaria interessada em responder o questionário eletrônico, ajude a divulgar e utilize o link abaixo para acessar:
Redes sociais, CRM Social e Relacionamento com clientes
Nesta quarta, dia 24, acontece um seminário sobre as mídias sociais usadas para promover o relacionamento com clientes. Com a presença de representantes do Grupo Pão de Açúcar, Deloitte, Sky, Avon, Tecnisa, Eletropaulo, entre muitas outras organizações, as discussões vão girar em torno do impacto e das providências a serem tomadas a respeito do uso das mídias sociais (Orkut, Twitter, Facebook, etc) no dia-a-dia e nos negócios das empresas.
Na minha palestra, que começa as 11 da manhã, vou falar de “Estratégias de marketing e de relacionamento aproveitando as redes sociais”. Veja o programa completo no link acima.
Além de CRM Social e Marketing Colaborativo, vou aproveitar a oportunidade para discutir uma abordagem que estamos desenvolvendo na consultoria sobre retorno sobre investimento no uso das mídias sociais. Complicado e polêmico. Complicado porque empresas não sabem sequer medir o retorno do marketing tradicional eficientemente, o que dirá de mídias sociais. Polêmico porque existem hordas de profissionais que pregam que não se mede retorno de um meio (mídias sociais como meio de comunicação).
Resultados aqui no blog mais tarde nessa semana.




