Redes sociais patrocinadas são uma bomba!

ago 1, 2008   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  4 Comentários

Ainda conectado ao estudo sobre a tribalização dos negócios que publiquei na semana passada, via LinkedIn fui redirecionado a um post num blog e depois a um post de um blog do Wall Street Journal e ao artigo do ReadWriteWeb.

As conclusões a que os artigos chegaram (e a pesquisa também) é que comunidades virtuais patrocinadas por empresas são um desperdício de dinheiro. Mas também especularam bastante sobre os resultados.

Eu acho que a falta de informação prevalece, mas gerenciar uma rede social inteira e esperar que os clientes, além de usar Orkuts e LinkedIns da vida, também usem a rede da empresa, é um pouco complexo demais para ser verdade. E se as empresas pudessem criar um perfil nessas redes?

Mesmo nos blogs os comentários estão se distanciando e caindo no Twitter, FriendFeed, etc. Já está ficando difícil hospedar uma discussão somente no seu mundinho.

Legal também é ler os comentários nos dois últimos blogs mencionados acima. Grandes exemplos de blogs funcionando a pleno vapor que até soa contraditório com os resultados da pesquisa e com minha afirmação anterior.

Vale a pena contrapor também os resultados da pesquisa mencionada acima com a pesquisa da McKinsey que publiquei no Blog Corporativo hoje.

4 Comentários

  • Se a rede for específica para algum fim pode dar certo, como demonstra os q são criados com a “tecnologia V2V” do Portal do Voluntário (existem para Bank Boston, Starbucks, etc), voltados para voluntariado de funcionários.

    • Muito interessante o portal. Gostaria de saber os resultados que eles trazem (algo do tipo aumento das ações de voluntariado, criação de novas idéias para ajudar ou mesmo formação de novas amizades com base nas mesmas preferências), não somente se fixando nos relatos.

      Abraços

      • aí eu já não sei, pq não trabalho mais lá diretamente… entre em contato com eles, são gente boa. : ]

        eu sei que, para as empresas, talvez seja legal apenas por patrocinar algo social e tal, mas, para quem participa, já vi mta coisa bacana mesmo. Reconhecimento d parceiros, comunidades mais unidas, projetos sendo conhecidos, etc.

  • Oi Fabio,

    Relativo a este tema, eu vi que a Oracle lançou uma rede para a comunidade de usuários (mix.oracle.com). Vamos observar para ver o que vai dar.

    Abs,
    Elton

Escreva um comentário