Ninguém lê blogs corporativos… e daí?!

fev 26, 2009   //   por Blog Corporativo   //   Blog Corporativo  //  10 Comentários

Blog é um canal de comunicação. Você pode participar se quiser… repito: SE QUISER.

Assim como você pode ligar para um call center SE QUISER. Você pode ligar para o seu vendedor SE QUISER. Você pode ainda processar uma empresa SE QUISER.

Mas muitas das coisas acima você faz na verdade porque PRECISA. Você PRECISA de mais informação sobre um produto, você PRECISA tirar uma dúvida, ou você PRECISA resolver um problema – ou melhor – a empresa não foi capaz de te dar um serviço decente ou um produto de qualidade e acabou PISANDO NO SEU CALO gerando um problema… daí no final você meio que PRECISA mesmo…

De um lado temos INTERESSE do outro NECESSIDADE.

Sua empresa pode ser mestre em relacionamento e ter uma marca sensacional. Seus consumidores são fãs e tudo que você faz possui legiões de seguidores. Você é um mestre na arte de gerar INTERESSE. Por outro lado você pode ser mestre em material viral e polêmica. Uma máquina de fazer buzz. Seus consumidores PRECISAM ficar de olho em você porque você é pop.

No final das contas a sua empresa pode ter 1000, 100 ou 2 leitores (o dono da empresa e o blogueiro) do seu blog, mas se ela não consegue atrair leitores (nem eu) porque não tem um conteúdo atraente, uma marca famosa ou planejamento, eu vou ficar muito feliz e contente se no momento da minha NECESSIDADE e eu QUISER usá-lo como canal de comunicação, alguém do lado de lá me dê direção, atenção ou solução.

Prometo que ainda vou blogar, contar aos meus amigos e quem sabe até recomendar você caso isso aconteça. Excedeu minhas expectativas.

Pra quê se preocupar com número de leitores?

10 Comentários

  • se até o barack faz uso disso, por que nao querer?

  • [...] de comentar sobre seu último post, no qual o título já é um tanto quanto provocante “Ninguém lê blogs corporativos… e daí?!“. Neste texto ele chama a atenção que as pessoas se comunicam com uma empresa se quiserem [...]

  • O que acho ruim nos blogs corporativos é o fato de eu postar uma dúvida, sugestão ou reclamação e precisar voltar ao post para ver se a empresa realmente me respondeu. Aí preciso catar o post, achar meu comentário e daí sim ver se tive resposta. Fábio, você conhece alguma ferramente que avise o leitor “ei, seu post foi respondido”.

    Abraço,
    Vicente

    • Que tal esse?

      Abraços

    • Fantástico.

    • Uhuahuahuahua. Apesar de ser uma funcionalidade bem legal, isto é básico, praticamente todos blogs em WordPress tem isto hoje em dia. Blog corporativo que não tenha isto acho um grande ponto negativo, já que dificilmente os usuários visitam com tanta frequencia, e mesmo que visitassem, não é lá mto cômodo ficar voltando ao post para verificar se tem resposta.

  • Essa reclamação do Vicente é bem comum, o caso é que muita gente não sabe como funcionam os comentários e muito menos a opção logo abaixo em que está escrito: “Clique aqui para receber um email quando novos comentários forem publicados.”
    É simples, na hora que alguém comentar a pessoa fica atualizada, é uma pena nem todo prestarem atenção nisso. Vicente tem vários plugins que fazem isso, o mais comum é o “subscribe to comments”

  • E desculpe mas na pressa não completei o que diria na verdade :p
    Os números de assinantes nesse tipo de blog não são tão relevantes porque depois da dúvida, reclamação ou o que seja que for respondida, a pessoa some feito fumaça :D

  • [...] Vou começar com o post de Carnaval do Luli que fala sobre a Agenda Setting no contexto 2.0. Quem me conhece desde a faculdade sabe que sou um pouco fascinada pelo tema da agenda e o Professor passou uma visão muito bacana de seu funcionamento atualmente, mesmo quando muito ainda falam do Long Tail. [...]

Escreva um comentário