Enfim pagamentos via celular.

jul 12, 2005   //   por Serendipidade   //   Criatividade / Inovação  //  Nenhum comentário

Depois de fazer fotos e vídeos, tocar músicas e telefonar, aparelhos celulares já podem pagar contas no Brasil. A reportagem da IDG Now de ontem, anunciou que a empresa Wappa Benefícios entrou em operação oficial. A Wappa utiliza o aparelho móvel como ferramenta para o pagamento de benefícios concedidos pela empresa a seus funcionários.

Wappa Benefícios (c) Wappa.com.br

“À exemplo de um cartão de débito ou um tíquete eletrônico, o serviço permite que contas em restaurantes, viagens de táxi e compras em farmácias possam ser pagas com uma senha – nesse caso, o meio é o telefone e a confirmação vem via SMS. A empresa interessada, quando contrata o Wappa, faz uma lista com os nomes e números de celulares dos funcionários. Cada um deles têm uma conta, em que a empresa deposita os benefícios, tal qual um plano pré-pago de telefonia.

Após efetuar uma compra, o estabelecimento credenciado manda um SMS com detalhes da transação para o servidor da Wappa, que repassa o SMS com a cobrança para o usuário. Ele entra sua senha pessoal e recebe outra mensagem confirmando o fim da compra.”

A Wappa já havia anunciado este programa de pagamentos via celular há mais tempo, mas ainda corria como projetos pilotos. Vale ressaltar que o pagamento via celular é somente para BENEFÍCIOS.

Para o pagamento de contas (compras em lojas ou postos por exemplo) via débito eletrônico, sabemos que as duas empresas autorizadas a fazer isso aqui no Brasil são a Visanet e a Redecard e infelizmente esse monopólio não possibilitou ainda o pagamento via débito na sua conta corrente, ou o pagamento via desconto no seu crédito ou conta da operadora celular. Tudo por questões regulamentares ou de mercado de um país que ao meu ver está ficando atrasado neste contexto de mobilidade.

MobileLime (c) mobilelime.com

Enquanto isso no exterior, em alguns países do norte da Europa, pagar lojas ou comércio geral via celular já é uma realidade um pouco antiga. E a exemplo dos Estados Unidos, que ganhou ontem (também) um serviço de pagamento via celular, o MobileLime, que está funcionando em Boston, mas vai ser extendido a outras cidades em breve.

E ai, quando vou pagar balada ou supermercado via celular com desconto em minha conta-corrente???

Escreva um comentário