Visualizando posts de "agosto, 2005"

RSS versus e-mail: Uma aplicação matando a outra

ago 31, 2005   //   por Serendipidade   //   Criatividade / Inovação  //  1 Comentário

As estatísticas comprovam:

De todas pessoas que lêem blogs no mundo todo, somente 2% delas já descobriram o uso do RSS para “agregar” notícias e novidades. Realmente acho que nem todo mundo é obrigado a saber o que é RSS e como funciona. Mas aí vai a explicação rápida e uma outra alternativa muito interessante que utiliza a distribuição de notícias via e-mail.

RSS (Real Simple Syndication) é um formato de distribuição de informações pela Internet. Com o RSS, você utiliza um software que se conecta com os seus websites preferidos e junta tudo num lugar só, todas as notícias, posts de blogs e etc. Assim, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha de navegar até o site de notícias.

Podemos chamar então o RSS como um Killer Application no mundo da internet. Uma aplicação que conquistou ou tem capacidade de conquistar uma massa enorme de pessoas.

O e-mail JÁ é um Killer Application. TODO MUNDO USA!

(c) feedblitz.comAssim sendo, a FeedBlitz reuniu a funcionalidade do RSS e a aplicou no sentido oposto, ela coleta os seus posts via RSS e os envia por e-mail aos seus assinantes. Podemos chamar isso de um tipo de Newsletter do seu blog que pode ser configurado de maneira extremamente simples. Basta se inscrever e copiar o código no seu blog. Preferindo, você pode utilizar a FeedBlitz de outra maneira: como um agregador de notícias. Colocando vários links para fontes de RSS ou mesmo diretamente para os endereços dos blogs, ela manda os seus blogs preferidos a você.

É literalmente uma killer application “matando” a outra. E aumentando por conseqüência a audiência e assiduidade dos seus leitores.

Na barra lateral esquerda do meu site, você vai encontrar uma caixinha e poderá assinar os meus artigos e recebê-los via e-mail com todo o conforto.

A Geração Criatividade e as Design Schools

ago 30, 2005   //   por Serendipidade   //   Criatividade / Inovação  //  1 Comentário

Alguns dos principais executivos e escritores de marketing do mundo forjaram uma expressão que retrata o consumidor atual e sua relação com as empresas. É a “Geração C”.

(c) trendwatching.comC de criatividade

Os consumidores de hoje possuem mais influência sobre as empresas através de interações em diversos meios de comunicação, principalmente a internet – nessa última, a possibilidade de interação com as empresas é exposta ao máximo. Através da colaboração em massa é possível realizar consultas publicas ou coletar opiniões sobre produtos e serviços. Somos todos criativos e estamos criando conteúdo a todo momento na Internet.

C de conteúdo

Além de estarmos criando conteúdo na Internet, estamos também adicionando conteúdo para outras pesquisas, bancos de dados ou mesmo propagandas de outras empresas. Algumas companhias criaram anúncios interativos on-line que possibilitam seus clientes interagirem e incluirem informações sobre seus produtos e serviços. Os pedidos das empresas agora são: Crie! Produza! Participe! Antigamente era: Escute! Assista! Brinque!

Dentro dessa nova onda de consumidores, as Business Schools estão se moldando e se adaptando para incluir em suas matérias, cursos de criatividade e inovação na empresa, workshops de desenvolvimento da capacidade criativa e outros cursos relacionados com o tema. De B-Schools estão se transformando em “D-Schools”.

(c) yotophoto.comD de Design

Mais do que formar administradores de empresas, as escolas de negócios querem formar pessoas com conteúdo criativo e inovativo. Que possam agregar valor nas empresas através da aplicação desses conceitos e desenvolver oportunidades de negócio desenhando criativamente os cenários de aplicação. Diversas escolas americanas estão se juntando com institutos de design para promover esse conhecimento. Assim está sendo em Stanford, Carnegie Mellon, INSEAD, Wharton e outras.

Para saber mais:
“Geração C”TrendWatching – Generation C
“D-Schools”Tomorrow’s B-School? It Might Be A D-School

Banco Itaú e as portas giratórias

Acabei de ver na TV uma propaganda do Banco Itaú que demonstra que a Geração C está presente a todo vapor no Brasil. São os clientes colaborando em massa através de sugestões deixadas seja através da Internet ou seja através de qualquer outro canal de atendimento.

A propaganda agradecia as sugestões enviadas na campanha do “Itaú quer ouvir você” e dizia que muitas estão sendo já implementadas, exceto por algumas como no exemplo da porta giratória, que está ali para a segurança dos clientes. Além da TV também vi um outdoor nas ruas com alguns desses balões de diálogos. Campanha forte pelo visto.

São as empresas começando a se preocupar com essa nova geração exigente e mostrando explicitamente que escuta o que o cliente tem para dizer. Ao menos é a impressão que fica. Se não for isso é o marketing enganando outra vez.

O Marketing é uma arma poderosa

ago 29, 2005   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  2 Comentários

(c) yotophoto.comNo meu post O Paradoxo da Satisfação do Cliente, estávamos discutindo o que é de fato satisfazer um cliente. Vimos que as empresas devem satisfazer na verdade os desejos do cliente e não diretamente só as necessidades.

Num artigo da Business Week, uma pesquisa demonstrou que as companhias estão mudando a maneira de desenvolver seus produtos se preocupando primeiro com as emoções e sentimentos dos clientes antes de botar em prática a criação. Tudo por dois motivos: O primeiro é que a tecnologia entre os competidores num segmento específico já se tornou a mesma, eles precisam se destacar de outra maneira. O Segundo é que as empresas precisam sempre estar renovando a vontade do cliente em continuar consumindo seus produtos, pois esses últimos estão ficando cada vez menos impressionados com tecnologia e mais preocupados com funcionalidades, se isso ou aquilo serve para ele.

Uma outra maneira de vender, além de suprindo os desejos, é persuadindo os clientes a pensarem que eles precisam do seu produto. Como escreveu um dos leitores deste blog: “…marketingui, a maneira de vender o que nao queremos mesmo que digamos que nao queremos…”*SIC.

Muitas vezes o Marketing é algo que nos motiva a comprar um bem ou serviço mesmo quando não precisamos realmente daquilo. A arte de mexer com as emoções do seu cliente.

Dentro desse escopo, vamos explorar o mundo do Marketing de produtos de efeito duvidoso ou de promessas futuramente não cumpridas.

Seth Godin, um dos meus autores de Marketing favoritos, contou hoje em seu blog como o uso da fé e de crendices quando aplicados no marketing tem um poder enorme de convencimento. Já podemos então imaginar uma série de produtos “místicos” vendendo absurdos por causa de um marketing de convencimento baseado em uma historinha bem contada. Ele aponta para um produto particularmente interessante que já é moda nos Estados Unidos e vende muito bem devido a sua história e adoção por parte de personalidades.

Ao ler fiquei imaginando: Quanto tempo vai levar para essa moda chegar no Brasil, o país que mais adora “pseudo-ciências”? Será que vai ser uma nova onda pós-pulseiras da solidariedade?

(c) Lars Klove for The New York TimesEntão conheça os ornamentos que proporcionam o aumento da performance (Performance-Enhancing Jewelry), a última moda entre os jogadores de baseball americanos. São braceletes e colares de nylon com titânio que (segundo seu fabricante) produzem uma descarga elétrica que aumentam a capacidade energética do corpo através do aumento da capacidade energética de cada célula.

Esse é só um dos exemplos mais recentes, mas na TV podemos encontrar uma série desses produtos ditos “especiais”.

É o poder do convencimento do marketing através de uma histórinha muito bem contada, e que quando tange principalmente o ocultismo ou fatos desconhecidos podem levar rebanhos de consumidores a procurar seu produto.

Para finalizar conheça o Wi-Fi Speed Spray, um spray para você usar em volta do seu terminal sem fio da rede Wi-Fi, e que promete aumentar a velocidade de comunicação e melhorar até sua rádio FM. Uma grande mentira, mas muito bem escrita.

Pescador reencontra carteira perdida a 39 anos

ago 26, 2005   //   por Serendipidade   //   Serendipidade  //  1 Comentário

(c) yotophoto.comO americano James Lubeck, 74 anos, recentemente recebeu uma curiosa notícia: um pescador encontrou sua carteira, perdida há 39 anos, em uma rede de pesca, junto com linguados e bagres.

Em 1966, em Chicago, Lubeck se debruçou para amarrar seu barco pesca no cais antes de uma tempestade e deixou sua carteira escorregar do seu bolso para dentro do mar. A carteira e os cartões de crédito estavam aparentemente perdidos para sempre.

O pescador Antonio Randazzo encontrou a carteira a 40 quilômetros de onde ela foi originalmente perdida. O que restou do couro estava repleto de lama, mas os 10 cartões de crédito e cartões de identificação estavam em ótimo estado. “Não consigo descrever isso. Não sei quantas pessoas devolveriam a carteira”, disse Lubeck.
[…]

“É inacreditável,” Lubeck disse. “A vida é cheia de mistérios.”

Mistérios não, Serendipidade.

Fonte: (c)Terra Notícias

Instintos – Por quê somos assim?

ago 25, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  Nenhum comentário

(c) bbc.co.ukHoje comprei dois DVD’s da revista Super Interessante com parceria da BBC que falam de Instintos humanos.

Vou querer fazer um paralelo e encontrar as relações entre os Atos Instintivos que descrevem as nossas interações com o meio ambiente (descritos num post anterior) e os Instintos básicos descritos abaixo.

Aparentemente os INSTINTOS ABAIXO são os que definem os diferentes ATOS na relação com o meio-ambiente.

Os DVD’s apresentam os 4 episódios da série Human Instinct produzida pela BBC (uma rede inglesa de TV). Cada episódio fala sobre uma das características dos nossos instintos:

Sobrevivência – Quais são as estratégias de que dispomos, desde o nascimento, para garantir a mais básica e fundamental de todas as necessidades: sobreviver.

Desejo – Por que certas pessoas são mais atraentes do que outras? O que determina por quem vamos nos apaixonar? Tudo sobre os instintos que promovem a perpetuação da nossa espécie.

Competição – Estamos sempre competindo, mesmo sem perceber. A vontade de coompetir é um instinto que mantém nossas espécies vivas. Porque nos sentimos bem quando vencemos? Porque nos sentimos mal quando perdemos?

Proteção – Até onde você iria para proteger seus filhos? A história de suporte que damos uns aos outros para manutenção da espécie. A compaixão e a proteção é o instinto de colocar os outros antes de você mesmo.

Vassouras PET ecológicas?

ago 23, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  203 Comentários

(c) setorreciclagem.com.brEstava eu no final de semana andando pelas ruas de São Paulo, quando entrei numa dessas lojas de produtos naturais (desde semente de girassol, passando por compostos energéticos, pirâmides, cristais e promessas de emagrecimento e cura) – Engraçado ver como essas “pseudo-ciências” (nome dado pelo cientista e escritor americano Carl Sagan) se relacionam tão facilmente com dieta, regimes e produtos “naturebas”.

Mas voltando ao assunto.
Eu vi uma dessas “vassouras ecológicas”.
Me interessei pelo apelo do nome e fui conhecer mais de perto essa engenhosidade do povo brasileiro. A vassoura usa essas garrafas PET de refrigerante para montar a parte que varre, a parte inferior da vassoura que fica em contato com o chão, os “pelos” da vassoura.

Se trata então de uma vassoura que além de reciclar a garrafa PET, que sabemos ser um grande vetor poluente de rios e afins, também poupa a piaçava, que é um ser vivo.

Existem outras maneiras de se reciclar a garrafa de Polietileno Tereftálico (PET) – É um plástico 100% derivado do petróleo e portanto orgânico. Existem diversas técnicas de reciclagem que vão desde o uso bruto em outros produtos (nosso caso acima), bem como o uso através de transformações (incinerações, deformações, químicas, etc).

No nosso caso, estavam reciclando a garrafa PET em uma vassoura.

E qual não foi a minha surpresa ao ver que o cabo da vassoura era madeira. Quão ecológica era essa vassoura? O que vale mais? A árvore que demora anos pra crescer ou a garrafa? A garrafa PET bem encaminhada para um centro de reciclagem ou a vassoura?

Senso crítico fica com você, caro leitor. Infelizmente no Brasil, acredito que usar essa solução acima é viável, visto a nossa população desempregada e miserável – uma nova fonte de renda através da reciclagem. Seja na vassoura, árvore de natal ou copos de PET.

Vassoura Reciclada – muito mais bonito e sincero que ecológica. Além de ter o apelo ambiental, acaba dando a noção de responsabilidade social.

Conteúdo gratuito + Morte da pirataria = Tudo liberado

ago 19, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  1 Comentário

(c) YotoPhoto.comA corrida que a maioria das empresas produtoras de mídias como músicas e filmes está fazendo contra a pirataria está esgotando todas as forças e cobrindo site por site e rede de compartilhamento por rede de compartilhamento.

Paralelamente, a Internet possibilitou uma vasta rede de cooperação e compartilhamento de informações novas, novos artistas, novos compositores e novos produtores. São diversos sites de podcasts onde cada pessoa compõe o seu próprio programa de rádio e principalmente divulga suas músicas gratuitamente. O mesmo vale para os Vidcasts que já existem e vão se tornar mais populares à medida que a banda larga se torna mais acessível.

Vamos imaginar que as defensoras de copyright ganhassem hoje essa batalha e todo conteúdo protegido fosse banido da rede.

Todo o conteúdo livre que sobraria na rede seriam os na forma de bandas iniciantes e produtores de vídeo amadores. Um novo mercado iria fortalecer aos poucos empresas e sites como Odeo, ibiblio, Vidblogs e outras. Esse fortalecimento iria acontecer porque agora nós teríamos na rede conteúdo pago e conteúdo grátis, teríamos vídeo online pago e vídeo online grátis. Ótimo é o exemplo do “Revelations” um filme da série “Stars Wars” independente de altíssima qualidade que foi disponibilizado gratuitamente.

No começo, certamente o conteúdo pago seria o melhor conteúdo. Mas com o passar do tempo, os produtores vão perceber que abrir o conteúdo de seus artistas acaba por conseqüência aumentando absurdamente a audiência. Isso é claro hoje em dia, por exemplo, algumas bandas famosas como o Coldplay, lançam 1 ou 2 músicas para download grátis para dar uma “palhinha” para os seus fãs e despertarem a vontade de comprar. Imagine se liberassem todo um álbum para promover um próximo? Imagine o produtor liberar o download de “Sin City” depois de algum tempo após o lançamento para promover os seus dois próximos filmes da série (Sin City 2 e 3 em 2006 e 2008)? Seria mais ou menos essa a lógica.

Junte essa lógica com outros produtores fazendo o mesmo para competir com aqueles que liberaram… Correndo, assim, atrás da popularidade de um filme ou artista.

No final das contas vamos voltar a mais ou menos como é hoje em dia.

E está lá… o conceito está se desenvolvendo

A Sony e o provedor de internet Playlouder MSP anunciaram na segunda-feira (22/08) um acordo em que os assinantes do serviço de conexão poderão também trocar as músicas de artistas da gravadora livremente.
[…]
Segundo as empresas, os assinantes do provedor poderão trocar músicas gratuitamente entre si por qualquer rede peer-to-peer (P2P) da sua escolha, como Kazaa, SoulSeek e iMesh. Além de não cobrarem pelos direitos das músicas compartilhadas, a Sony e a Playlouder garantem a inexistência de vírus e advogados.
[…]
Artistas liberados para a troca incluem Beyoncé, David Bowie, Macy Gray, Oasis, Travis, Will Young, Outkast, Alicia Keys, Dido, The Herbaliser, Jamiroquai, Bruce Springsteen, George Michael, The Clash, Jennifer Lopez, Elvis Presley, Pink, White Stripes, Pixies, Cult, Underworld, Stereophonics, Sigur Rós, Coldcut, Royksopp, Groove Armada, Yo La Tengo e Mogwai.
[…]
O provedor estima ainda que, se todos os principais provedores do mercado seguissem o modelo de negócios, a indústria fonográfica poderia gerar receitas de mais de 300 milhões de libras anuais no Reino Unido, e cerca de 13,5 bilhões de dólares anualmente em todo o mundo.

Fonte: IDG Now!

O Paradoxo da Satisfação do Cliente

ago 18, 2005   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  4 Comentários

(c) FreeFoto.comParte I

Durante os muitos anos da existência dos conceitos de Marketing, as empresas fizeram dele um mecanismo que funciona da seguinte maneira:

“Como Marketing temos que buscar as NECESSIDADES mais íntimas e importantes dos nossos clientes, e traduzi-las em ações, projetos e campanhas para adaptar nossos produtos e serviços a essa nova realidade.”

Esse conceito é ingênuo e está ERRADO!!!

Foi-se o tempo em que os clientes queriam suas necessidades satisfeitas, isso é mais do que mandatório para qualquer empresa sobreviver. Mais do que isso, os clientes querem que suas VONTADES e DESEJOS sejam atendidos pelas empresas.

Tudo está resumidamente na diferença entre:

Satisfazer as NECESSIDADES do cliente

e

Satisfazer o que o cliente QUER — CORRETO!!!

Exemplos:
A Gillette fabrica essas lâminas de barbear para homens e mulheres. Seguramente nem 0,0001% do dinheiro gasto para pesquisar o novo sistema de 3 lâminas foi gasto para pesquisar o que o público feminino quer: Uma lâmina de depilação que combina com a decoração do seu banheiro.

Nós usuários de telefonia celular geralmente também acessamos e-mails e vemos notícias via internet. Assim sendo, as operadoras investem milhões para trazer a última geração de telefonia que suprem essas necessidades. Mas o que eu quero como cliente de uma operadora celular, é simplesmente telefonar em qualquer lugar onde eu estiver, embaixo d’água, em cima de uma montanha ou dentro do metrô ou túnel.

Parte II

Agora que sabemos o que os nossos clientes querem, como fazer com que eles conheçam nossa empresa, produtos/serviços e comprem ?

Satisfazer o Cliente é Marketing – o cliente já é nosso e temos que mantê-lo
Conquistar o Cliente é Publicidade – o cliente ainda não é nosso e temos que nos apresentar

Aqui voltamos um pouco ao conceito apresentado na parte I: Para satisfazer o cliente, temos simplesmente que entender o que ele quer ao utilizar nossos produtos e serviços. Agora, para conquistá-lo, temos que fazê-lo enxergar que nossa empresa atende as suas necessidades.

A necessidade vem antes de colocarmos um cliente na nossa carteira. É suprindo suas necessidades que o conquistamos. E quanto melhor essa mensagem, melhor a propaganda. E a melhor propaganda é aquela que além das necessidades, consegue suprir as emoções e expectativas dos clientes.

As 10 Marcas mais Valiosas do Mundo

ago 17, 2005   //   por Serendipidade   //   Marketing / Negócios  //  7 Comentários

A tabela abaixo mostra o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo. As marcas foram escolhidas segundo dois critérios:

– Deveriam ser marcas globais através da obtenção de mais de 20% da receita fora de seu país de origem
– As suas proprietárias deveriam ter publicamente disponível os dados financeiros e de marketing

Ranking 2005
Marca
Proprietária
País
Valor da Marca ($Milhões)
 1 Coca-Cola Coca-Cola EUA  67.525
 2 Microsoft Microsoft EUA  59.941
 3 IBM International Business Machines Corporation EUA  53.376
 4 GE GE EUA  46.996
 5 Intel Intel EUA  35.588
 6 Nokia Nokia Finlandia  26.452
 7 Disney Walt Disney Company EUA  26.441
 8 McDonald’s McDonald’s Corporation EUA  26.014
 9 Toyota Toyota Motor Corporation Japão  24.837
 10 Marlboro Altria Group EUA  21.189

Fonte: Interbrand

Os Blogs mais Interessantes, Importantes ou Populares

ago 16, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  2 Comentários

Quais são os maiores interesses da massa usuária de Internet? O que as pessoas mais lêem em Blogs? Qual Blog contém o conteúdo que mais se multiplica pela rede? Qual é o tipo de conteúdo que mais fazem as pessoas se interessar por ele?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas basicamente por dois sites que monitoram o número de links que fazem referência aos posts de cada Blog. Mas vale lembrar que, além dos dois sites aqui serem em inglês, eles refletem uma realidade da internet atual: A maior massa de informações e construção de blogs está na América do Norte e Europa, principalmente na América do Norte.

(c) technorati.comO portal Technorati – Popular Blogs tem a lista dos 100 mais populares em links. O ranking é instantâneo, ou seja, reflete a situação atual das páginas cadastradas.

Esses são os 10 primeiros colocados no Technorati:

  1. Boing Boing: A Directory of Wonderful Things (15,770 links)
  2. Instapundit.com (10,688 links)
  3. Daily Kos (10,072 links)
  4. Gizmodo (9,770 links)
  5. Drew Curtis’ FARK.com (9,674 links)
  6. Engadget (8,817 links)
  7. Talking Points Memo: by Joshua Micah Marshall (7,576 links)
  8. Davenetics* Pop Media Web (7,404 links)
  9. Eschaton (6,535 links)
  10. dooce (6,395 links)

(c) feedster.comJá o Feedster Top 500 traz a mesma análise de links porém com um número muito maior de páginas. Aparentemente ele é mais confiável porque possui muito mais referências de links que o seu concorrente Technorati. E mais, segundo seus criadores, ele utiliza algoritmos mais bem desenhados para a montagem das colocações. O ranking é mensal.

Esses são os 10 primeiros colocados no Feedster:

  1. Engadget (54,380 links)
  2. deviantART.com (53,788 links)
  3. Boing Boing (36,229 links)
  4. Albino Blacksheep (27,898 links)
  5. Daily Kos (23,150 links)
  6. The News is NowPublic.com (18,593 links)
  7. Fleshbot [NSFW] (14,876 links)
  8. Gizmodo (13,616 links)
  9. Michelle Malkin (11,613 links)
  10. PostSecret (11,355 links)

Numa rápida olhada, pude perceber que o conteúdo que mais interessa a toda a massa de pessoas conectadas e leitoras de blogs estão dentro das seguintes dimensões:

  • Tecnologia – Brinquedinhos tecnológicos e afins
  • Informática – Hardware e Software
  • Notícias – Variadas e Políticas
  • Variedades – Através de troca de links
  • Interatividade – Poder participar enviando fotos ou artigos

Mais diretamente falando de assuntos. Nós podemos acessar também através de outros dois sites, quais são as notícias ou assuntos em alta diariamente no mundo dos Blogs. São eles: Daypop e Blogdex. Vale a pena conhecê-los também.

Páginas:12»