Instintos (des)humanos

set 19, 2005   //   por Serendipidade   //   Comportamento  //  3 Comentários

(c) yotophoto.comAlguns dias atras eu estava falando sobre uma série da BBC sobre instintos. Ela aborda 4 instintos ditos básicos: Desejo, Sobrevivência, Competição e Proteção.

Incluo na lista mais dois instintos que não existem um sem o outro:

Ganância e Egoísmo

Nós temos o instinto do egoísmo porque queremos manter a nossa sobrevivência e satisfazer nossos desejos com proteção contra males externos. E temos ganância para que durante a competição possamos ser os melhores da espécie, ou melhor, sermos os mais poderosos e ricos.

“O ser humano nunca está satisfeito” – Não sei quem falou, mas eu falo aqui. NUNCA.

E na busca por esse bem estar maior ignoramos diversos aspectos que CONDIZEM TOTALMENTE com a nossa própria sobrevivência, ou no mínimo, nosso bem estar efêmero. Falta de visão.

Vamos aos exemplos:

O aquecimento global por conseqüência da exploração do homem. Sim, eu sei que é um assunto batido e piegas, mas há vários anos sabemos que o planeta está sofrendo e muito pouco foi feito para reverter o quadro geral. Somos mesquinhos e cegos na busca pelo poder capitalista e deixamos escapar o futuro da nossa própria espécie. Culpa da ganância e egoísmo!

Os políticos, salvo poucas excessões (ou nenhuma), são ladrões gananciosos e egoístas. Alí existe o aproveitamento de uma falha do Brasil: a Impunidade… Quando nós humanos podemos fazer atos que não são punidos, nós viramos bichos (roubamos o dinheiro público, saqueamos lojas no meio de um furacão e tiramos proveito da inocência). No fundo todos somos egoístas e gananciosos!

O trânsito está sempre cheio de gananciosos e egoístas. Vivo em São Paulo e convivemos com isso. Mais do que conviver, nós nos transformamos. Hoje pensei, em uma entrada à direita para sair da marginal naquelas pessoas que saem para a pista da esquerda porque está andando e lá na frente dão seta pra direita e formam confusão. Brasileiro adora fila alguem pode dizer, mas no trânsito adora chegar antes. Egoístas e gananciosos!

O reverso dessa moeda é benéfico para todo mundo. Sem agressão ao meio-ambiente a raça sobreviverá mais. Sem roubos na política os beneficiados serão a própria população (incluindo o político!). Sem apressados no trânsito o mesmo iria fluir muito melhor e beneficiar a todos.

Falta de visão. Cegueira. Ignorância.

Ahhh… Como eu gostaria que a ignorância fosse dolorosa

3 Comentários

  • Totalmente verdade! Moro em Campinas e não agüento mais esse trânsito egoísta. Vou para a faculdade na hora do rush e é impossível não ficar estressado. É gente costurando a faixa, gente que vira em lugar proibido, gente que anda a 30km/h em via expressa, gente que corre desenfreadamente.

  • Nós seres humanos somos animais desnaturalizados, ou seja, habitamos o simbólico, a cultura, não temos mais instintos e sim pulsões, instintos culturalizados, portanto não temos como os animais necessidades que podem ser satisfeitas e sim desejos ou seja necessidades desnatutralizadas pela cultura e os desejos por definição não podem ser satisfeitos. o Homem é um ser marcado pela falta.

  • ontem à nte me essa idéiame surgiu à mente: de q o EGOÍSMO, se ñ é instinto,age como tal. verifica-se sua manifestação até nos atos chamados de caridosos!
    verdadeiro paradoxo. assim eu vejo.
    foi por isso q vim pesquisar na net e, encontrei eco.
    ab

Escreva um comentário